Pular para o conteúdo principal

#MASMTEMCASA: " Memória e idosos: uma análise a partir das leituras de Walter Benjamin"


        A live faz parte do projeto #MASMTEMCASA que engloba lives e conteúdos informativos para você vivenciar e conhecer o Museu sem sair de casa. As Lives acontecem todas as quintas, sextas e sábados com convidados super especiais com temas relacionados a educação, história, arquitetura e patrimônio, sempre simultaneamente pela conta do MASMT no Instagram (@museudeartesacramt), na nossa pagina no Facebook e Canal do Youtube. 
        O tema abordado hoje é " Memória e idosos: uma análise a partir das leituras de Walter Benjamin" com a convidada Márcia Maria Dropa, graduada em Pedagogia e História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em História - Área de História e Sociedade com o tema “A memória do Patrimônio Histórico tombado em Ponta Grossa” pela UNESP Campus de Assis. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa com a tema “A Narrativa dos Idosos: análise a partir de Walter Benjamin – uma contribuição para a Educação Patrimonial. Desenvolve trabalhos na área de Patrimônio Cultural desde 1995. Professora do Curso de História e Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG – Paraná. Membro efetivo de conselhos relacionados à questão de preservação patrimonial. 
        Na Live, a convidade analisa as potencialidades e limitações da memória dos idosos em se instituir como Estratégia para a Educação Patrimonial, tomando como referencial os conceitos relativos à Memória, Experiência, Narração e Tempo do Agora. O idoso é aquele que propicia a construção de uma ponte entre o passado e o presente, em que a narração de experiências é mais do que “coisas da idade”, e que na teoria benjaminiana se transforma numa rememoração poética. As histórias narradas pelos idosos representam momentos vividos em diferentes épocas e contextos. Uma lembrança levou a outra e fez com que a memória se desencadeasse, num processo contínuo, não no sentido linear e cronológico, mas sim de aspectos do cotidiano que fizeram parte de sua trajetória histórica. 

Siga o museu em todas as redes sociais: 

Facebook: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso 
Instagram: @museudeartesacramt 
Twitter: @artesacramt 
TikTok: @museudeartesacramt

Comentários