Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO #MASMTEMCASA (17 á de 19 Setembro)

 

A programação do #MASMTEMCASA conta agora com um Cine-debate, onde trazemos um curta e dois convidados debatendo sobre o tema abordado no curta e mais uma live com um convidado especial abordando temas pertinentes. As lives e cine-debate são sempre transmitidos simultaneamente no Instagram (@museudeartesacramt), no canal do MASMT no Youtube e pela página do Facebook. Nossa programação ainda conta com uma curiosidade sobre Nossa Senhora das Dores no quadro “Você Sabia?”.

    Estima-se que desde 2012 o Brasil tenha recebido cerca de 40 mil migrantes haitianos. Destes, 2 mil vieram para a cidade de Cuiabá-MT. O Documentário “O Haiti é Aqui” traz um pouco da realidade destes migrantes na cidade brasileira revelando as dificuldades que vem enfrentando, a expectativa que tinham ao sair do Haiti e como, apesar de tudo, o Brasil continua sendo a esperança de construírem um futuro melhor para eles e para seu país de origem.
Realizador: Luzo Reis - um documentarista da cidade de Cuiabá, Mato Grosso – Brasil e produtor cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Iniciou sua carreira no audiovisual realizando diversos curta-metragens, entre eles “A boneca de Neusa” (2011), “O Haiti é aqui” (2014), “Cineclube Coxiponés: 40 anos de cineclubismo” (2017). Este ano (2020) lançou no canal CineBrasilTv o telefilme documental “Vila Haiti: Papouch” que acompanha um pouco da vida e dos desafios de dois jovens haitianos na capital mato-grossense. Desde 2013 se dedica também a linguagem fotográfica, com destaque para os trabalhos “Territórios Criativos Indígenas” (2016), “Afropaladar” (2019) e Santos da Baixada que recentemente foi exposto nas cidades de Rosário Oeste e Cuiabá e está disponível on-line no site www.santosdabaixada.com. Desde 2018 é aluno da Universidade de Brasília (UNB), onde realiza pesquisa de doutoramento em que investiga o noturno na fotografia documental contemporânea. Seu portfólio fotográfico on-line está disponível no endereço: www.luzoreisfotografia.com
Debatedor convidado: Duckson Jacques - Haitiano e está no Brasil a sete anos. Logo que chegou sentiu necessidade de atuar politicamente pelas causas dos refugiados e imigrantes que procuram por uma vida melhor no Brasil. Atualmente é Presidente da OSAMB (Organização de Suporte das Atividades dos Imigrantes no Brasil e Representante no “CASC Migrantes” Comitê acompanhamento da Sociedade Civil.

Ahmad Jarrah - graduado em comunicação social pela UFMT e Mestre em Cultura Contemporânea pela mesma instituição. É produtor cultural e fotógrafo e esteve no Pantanal registrando as cenas de horror causadas pelo fogo incontrolável que assola a região.

Comentários