Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO #MASMTEMCASA 14ª PRIMAVERA DOS MUSEUS (23 á 27 de Setembro)

    Mais uma vez, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS-MT) faz parte da programação nacional da “Primavera dos Museus”, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em sua 14ª edição, o evento reúne atividades virtuais de diversas instituições do país com o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação”. 
        O evento Primavera dos Museus é uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O tema surgiu a partir da necessidade de adequação que museus e instituições culturais enfrentaram para manter o contato com o público por meio do ambiente digital depois do isolamento social imposto pela pandemia. Nessa 14ª edição, a temporada de atividades acontece entre os dias 21 e 27 de setembro. Durante toda a semana, 520 museus realizarão mais de 1,3 mil atividaxdes envolvendo palestras, visitas virtuais mediadas, exibições de filmes, contações de histórias, exposições, shows musicais e rodas de conversa. 
    As atividades do MASMT programadas no evento nacional incluem o lançamento experimental da exposição Virtual 360° do museu, no domingo (27.09). Com transmissões pelas redes sociais do Museu de Arte Sacra, o restante da programação conta ainda com encontro de representantes de museus de Mato Grosso, cine-debate e curso. 

Confira:

    Com o objetivo de avaliar o processo e as estratégias remotas de educação patrimonial em meio à pandemia, o encontro reunirá representantes de aparelhos culturais por meio de um aplicativo de reuniões e transmitido a todos os interessados.
    O debate terá a participação dos coordenadores do Museu de Imagem e Som de Cuiabá e do Sesc Mato Grosso, Cristóvão Luiz Gonçalves e Angélica de Almeida, respectivamente. Waldineia Almeida, da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, e Silvana Cordova, do Cine Teatro Cuiabá, representam os equipamentos sob gestão da Secel e também vão compartilhar suas estratégias.
    Apresentação do curta experimental “Espaço entre: Anamorfose, Video Mapping e Fabricação Digital” e debate sobre as potencialidades da mediação digital como ator ativo na construção da memória coletiva da população.
    Participam do debate o arquiteto Gilfranco Alves, professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o ator Douglas Peron, Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
    Live com Ana Lara Casagrande, graduada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Artes Dom Bosco. Atuou como professora efetiva da educação básica na rede estadual de São Paulo por três anos, como professora contratada da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, campus de São José do Rio Preto e Rio Claro, como professora da Universidade Brasil, modalidade Educação a Distância (EaD). Mestre, Doutora e pós-doutora em Educação. Professora adjunta da Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT, Departamento de Ensino e Organização Escolar (DEOE). Tem experiência com pesquisas na área de Educação, com ênfase em Ensino Médio.
    Das 8h às 12h e das 14 às 18h, haverá a transmissão ao vivo das disciplinas Referências Culturais e Inventários Participativos I e II, que compõem o curso de Educação Patrimonial e Novas Tecnologias de Informação. 
    O curso de 60 horas está sendo realizado pelo MASMT com vagas limitadas. Neste dia, os participantes que preencherem o cadastro terão direito a certificação de 8 horas.
    As disciplinas são ministradas pelas arquitetas Maria Bárbara Thame Guimarães e Ana Vittori Frigeri, ambas vinculadas a núcleos de estudo da UFMT e co-autoras do projeto independente de educação patrimonial Atlas Cuiabano.


O guia com a programação completa está disponível na página museus.gov.br (link AQUI).


Fonte: Secel/MT

Comentários