Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO #MASMTEMCASA (10 á de 13 Setembro)


O Museu de Arte Sacra de Mato vem desenvolvendo atividades pelas redes sociais desde que fechou em função da pandemia. Dentre outras atividades as Lives semanais ganham lugar de destaque por trazer a população debates sobre uma diversidade de temas relevantes, além de dar continuidade às ações educativas que eram realizadas pelo museu presencialmente. Os temas são escolhidos considerando sua pertinência social, educativa e, sobretudo, são orientados pelos princípios que norteiam nossa missão como instituição; preservar, divulgar e transmitir a memória. Outros aspectos são considerados ainda para a escolha desses temas, como o respeito a diversidade, a divulgação dos patrimônios, ambiental, material, imaterial, além de refletir temas da atualidade que são importantes para o conjunto da sociedade; consideramos ainda o calendário comemorativo local e nacional. As nossas lives são transmitidas simultaneamente no Instagram (@museudeartesacramt), no canal do MASMT no Youtube e pela página do Facebook. Nossa programação conta também com uma curiosidade no quadro “Você Sabia?” e no domingo um convidado especial com mais um conto do Desafio #ContoDaMinhaCidade.

Sinopse: A cidade é um ambiente vivo. O metabolismo da cidade de Cuiab a partir de histórias sobre o Rio que a nomeia é o mote de “O outro lado do Rio" (Caroline Araújo, 2015, 23’).

Caroline Araújo - formada em Comunicação Social - Rádio e TV - pela universidade Federal de Mato Grosso, é especialista em Cinema pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Mestre em Estudos de Cultura do Contemporâneo pelo Programa de Pós-Graduação em Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT) onde atualmente desenvolve projeto de pesquisa de doutoramento e faz parte do Grupo de pesquisa Artes Hibrídas. Caroline Araújo trabalha com audiovisual e produção cultural há 20 anos, atuando como realizadora, documentarista, produtora executiva, diretora de produção e diretora de arte. 

É diretora executiva do Guará – Festival de Cinema Ambiental que acontece em itinerância desde 2007 por municípios de Mato Grosso. Trabalhou como produtora de quatro edições do Festival de Cinema Feminino “Tudo Sobre Mulhere” e em diferentes funções na MAUAL – Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina -, realizada pelo Cineclube Coxiponés, instituição da qual é parceira desde os tempos da graduação. Caroline foi a produtora local do projeto “FIFA’s Profile 2014”, realizado pela HBS Broadcasting – Cuiabá/Londres, em 2013, e foi coordenadora de produção local da “Missão FIFA 2014”- Cuiabá/Manaus, em 2014. Trabalhou em diversos curtas e longas metragens brasileiros e mato–grossenses como o longa “O Homem Mau Dorme Bem”, de Geraldo Moraes; os curtas “Baseado em Fatos Reais”, “Depois da Queda”, “S2” e “Três Tipos de Medo”, de Bruno Bini; “Horizontem”, “Paraizoo”, de Amauri Tangará, “3,60”, de Severino Neto e “Pandorga”, de Maurício Pinto. Foi Diretora de Comunicação da ABD Nacional - Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas de 2012 a 2013, além de ter ocupado a Diretoria Executiva da AMAV/ABD – MT entre 2010 e 2014. Em parceria com a Monkey Filmes, produziu, roteirizou e dirigiu mais de 120 curtas documentários para a Assembléia Legislativa de Mato Grosso, entre 2013 e 2019 (seis deles compartilhados nessa Temporada de Filmes Online). Em 2020 lançou dois telefilmes documentários vencedores de prêmios municipais e federais: “Vila Haiti”, de Luzo Reis, em que atuou como roteirista e produtora executiva, e atualmente licenciado pela CineBrasilTV e “Missivas”, que co-roteirizou, co-produziu e co-dirigiu com Maurício Pinto e faz parte da grade de programação da EBC- Empresa Brasil de Comunicação.

Debatedora convidada 

Ingrid Regina da Silva Santos - Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso, atualmente desenvolve pesquisa na perspectiva cultural, etnogeográfica e da Geografia Humanísta. Sendo pesquisadora no Laboratório de Dinâmicas Socioespaciais e Territoriais no IESA/UFG. Doutora em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia no IESA/UFG. Desenvolve pesquisas com as seguintes temáticas: reflexos da degradação dos recursos hídricos nas Comunidades Ribeirinhas do rio Cuiabá; Percepção Ambiental; Turismo gastronômico e turismo e desenvolvimento local. 


  Francisco das Chagas Rocha - natural de Cruzeta - RN chegou em Mato Grosso na década de 80 e 4 anos depois foi para a capital tornar-se padre. Residiu na Catedral de Cuiabá, mas a vocação para padre não prosseguiu e passou a assumir tarefas administrativas da Basílica. Não demorou muito a receber e colecionar fotografias antigas e se dedicar a preservar e divulgar a memoria da cidade que o acolheu. Como empreendedor, abriu uma loja de antiguidades. Tempos depois, ganhou notoriedade com a criação da página "Cuiabá de Antigamente" espaço criado para fotos e histórias esquecidas de Cuiabá. A página possui mais de 109 mil seguidores sendo a maior página de história do Centro-oeste brasileiro. Atualmente seu acervo de fotografias, livros inéditos e documentos somam mais de 10 mil itens. Francisco também é restaurador de pisos e ornamentos de madeira, tendo participado da restauração de várias igrejas antigas de Cuiabá como a de São Benedito, Boa Morte e Sr. dos Passos, além do Palácio da Instrução e o Cine Teatro Cuiabá.

Comentários