Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO #MASMTEMCASA (20 á 23 DE AGOSTO)

        O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso  vem desenvolvendo atividades pelas redes sociais desde que fechou em função da pandemia. Dentre outras atividades as Lives semanais ganham lugar de destaque por trazer a população debates sobre uma diversidade de temas relevantes, além de dar continuidade às ações educativas que eram realizadas pelo museu presencialmente. Os temas são escolhidos considerando sua pertinência social, educativa e, sobretudo, são orientados pelos princípios que norteiam nossa missão como instituição; preservar, divulgar e transmitir a memória. Outros aspectos são considerados ainda para a escolha desses temas, como o respeito a diversidade, a divulgação dos patrimônios, ambiental, material, imaterial, além de refletir temas da atualidade que são importantes para o conjunto da sociedade; consideramos ainda o calendário comemorativo local e nacional.  
        O tema desta semana foi escolhido em função do dia 17 de agosto, data em que se comemora o dia Patrimônio Nacional. Data homenageia nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, primeiro presidente do Iphan, que estaria completando 122 anos. A data foi criada em 1998, centenário de nascimento de Andrade. Para celebrar a data, o MASMT convidou profissionais gabaritados, que atuam em instituições, (IPHAN, SECEL/MT, IBRAM), que trabalham ardorosamente para proteger, preservar e divulgar os bens culturais do país. As nossas lives são transmitidas simultaneamente no Instagram (@museudeartesacramt), no canal do MASMT no Youtube e pela página do Facebook. Essa semana teremos também uma curiosidade no quadro “Você Sabia?” e no domingo um convidado especial com mais um conto do Desafio #ContoDaMinhaCidade.

Confira a Programação das lives #MASMTEMCASA desta semana:

        A convidada apresentará as primeiras reflexões sobre o vestido de Maria Bonita, que é  seu objeto de pesquisa no mestrado Museologia e Patrimônio pelo P PPG-PMUS - UNIRIO / MAST, e sua trajetória como objeto musealizado no Museu Histórico Nacional/MHN-Ibram, lançando um olhar para as questões de gênero e museus que podem ser abordadas a partir desse objeto que durante duas décadas integrou uma das exposições do MHN.

Ana Lourdes Costa - é licenciada em História e pós-graduada em Arte, educação e tecnologias contemporâneas, atualmente é Mestranda em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, do Centro de Ciências Humanas e Sociais da UNIRIO / MAST/MCTIC, sendo orientada pelo Professor Doutor Ivan Coelho de Sá. Coordena a área de Promoção e Gestão da Imagem Institucional (CPGII/DDFEM) do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), onde atua desde 2009, que é responsável por ações como a Semana Nacional de Museus e a Primavera dos Museus. Tem experiência na área museal desde 2003, quando passou a integrar a equipe do Museu Histórico Nacional/Ibram. Atuou nas áreas de pesquisa e educação museal, mas desde 2009 sua trajetória profissional dá ênfase ao marketing museal, desenvolvendo projetos de promoção, visibilidade e fortalecimento dos museus brasileiros. Foi a responsável por trazer para Brasília a da Rede de Educadores em Museus – REM, quando também trabalhou em projetos voltados para o patrimônio cultural do Distrito Federal/DF.


     
     O pretende discutir os impactos das obras de restauração em nossa região, apresentando a realidade diária de quem atua efetivamente na área, assim como os entraves e estratégias para valorização do patrimônio arquitetônico de Mato Grosso.
Robinson de Carvalho Araújo - possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000), especialização em Projetos de Arquitetura e Urbanismo em área de interesse cultural pela AVM/RJ(2016) e mestrado em climatologia Urbana pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura, Complementares (Elétrica, Hidraulica, Esgoto e Estrutural) e execução de Obras, além de vasta experiência em computação gráfica 2D e 3D. Também possui experiência na área do Patrimônio Cultural, sendo autor do Guia dos Bens Tombados de Cuiabá e de projetos restauro nos seguintes prédios: Palácio da Instrucção (Cuiabá), Grande Hotel (Cuiabá), Cine Teatro Cuiabá, Palácio dos Capitães Genereais (Vila Bela da Santíssima Trindade) dentre outros. Atualmente está lotado Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer ocupando o Cargo de Coordenador de Patrimônio Cultural (Analista de Desenvolvimento Econômico e Social - perfil arquiteto, aprovado em concurso público).
        A convidada tratará do tombamento, especialmente do centro histórico de Cuiabá. Os bens acautelados no estado de MT. A importância da preservação.
Amélia Hirata - Graduada em arquitetura e urbanismo pela UFMT, graduada em Tecnologia em Controle de obras pelo IFMT. Pós-graduada em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFMT; Pós-graduada em Artes Visuais pelo Senac/MT e Pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac/SP. Foi coordenadora do IPHAN-MT até pouco tempo, onde ainda atua como servidora desde 2011.


Comentários