O Museu de Arte Sacra de Mato vem desenvolvendo atividades pelas redes sociais desde que fechou em função da pandemia. Dentre outras atividades as Lives semanais ganham lugar de destaque por trazer a população debates sobre uma diversidade de temas relevantes, além de dar continuidade às ações educativas que eram realizadas pelo museu presencialmente. Os temas são escolhidos considerando sua pertinência social, educativa e, sobretudo, são orientados pelos princípios que norteiam nossa missão como instituição; preservar, divulgar e transmitir a memória. Outros aspectos são considerados ainda para a escolha desses temas, como o respeito a diversidade, a divulgação dos patrimônios, ambiental, material, imaterial, além de refletir temas da atualidade que são importantes para o conjunto da sociedade; consideramos ainda o calendário comemorativo local e nacional.
O tema desta semana foi escolhido em função do dia 12 de agosto, data em que se comemora o dia internacional da juventude. Convidamos pessoas que atuam em instituições que representa essa parcela tão importante da atuação e também pesquisadores que irão refletir a situação atual da juventude em meio a pandemia, vamos discutir ainda democracia e direitos e o papel da juventude e também juventude e patrimônio, ou sobre o direito do jovem a cidade. As nossas lives são transmitidas simultaneamente no Instagram (@museudeartesacramt), no canal do MASMT no Youtube e pela página do Facebook. Essa semana teremos também uma curiosidade no quadro “Você Sabia?” e no domingo um convidado especial com mais um conto do Desafio #ContoDaMinhaCidade.
Confira a Programação das lives #MASMTEMCASA desta semana:
O convidado pretende falar sobre a situação atual da juventude mato-grossense em meio a pandemia, e dos reflexos nas áreas de educação, cultura, espaços de vivencias. Também vai trazer informações sobre as ações que o CONJUV MT vem desenvolvendo para amenizar os sofrimentos causados pelo cenário atual.
Daniel Vitor Pereira é estudante de biologia pela UFMT, Presidente do conselho Estadual da juventude, Presidente estadual da união da juventude socialista, Diretor de Juventude da UNEGRO-MT, conselheiro estadual de educação.
Na live, será discutido de que modo as juventudes, a partir da prática do grafismo urbano, assumem o protagonismo na discussão sobre o direito à cidade, além de colocarem em disputa as noções de patrimônio cultural. Conversaremos, ainda, sobre como o Estado dialoga com a escrita urbana, a partir das tensões provocadas por uma prática ora considerada "legítima", ora "clandestina".
Joyce Louback é Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UFJF. Doutora em sociologia pelo IESP-UERJ, onde também fez o mestrado. É professora substituta da Faculdade de educação da UFRJ e pós-doutoranda em educação no PROPED-UERJ.
Atualmente, o Estado Democrático de Direito vem sofrendo ataques, ocasionando um enfraquecimento nas instituições democráticas. Somente com uma juventude atenta à necessidade de se defender a Constituição e a Democracia é que a nossa nação caminhará rumo ao progresso. Uma sociedade engajada na luta pela democracia avança no sentido oposto ao totalitarismo e à desigualdade social.
Pedro Henrique Ferreira Marques, advogado, professor, Presidente da Comissão da Jovem Advocacia da OAB/MT, Pós-graduando em Direito Penal Econômico pela PUC/MG. Membro-relator do Tribunal de Defesa das Prerrogativas da OAB/MT. Membro da Comissão de Defesa dos Honorários Advocatícios da OAB/MT. Especialista em Direito Processual Civil pela Fundação Escola Superior do Ministério Público.
Comentários
Postar um comentário