Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO #MASMTEMCASA (22 Á 26 DE JULHO)


        O Museu de Arte Sacra convida a todos para participar do #MASMTEMCASA, um projeto que engloba lives e conteúdos informativos para você vivenciar e conhecer o museu sem sair de casa. As lives contam com a participação de convidados especiais com temas relacionados a educação, história, arte, arquitetura e patrimônio.
        Esta semana temos algumas mudanças, a primeira é que a partir de agora as nossas lives, além de acontecerem pelo instagram (@museudeartesacramt) também serão transmitidas simultaneamente pelo canal do MASMT no Youtube e pela página do Facebook. A outra é que a primeira live dessa semana irá acontecer hoje (quarta feira) e não na quinta como de costume.

Confira a Programação das lives #MASMTEMCASA desta semana:

Helena Uzeda - Graduada em Museologia pela Escola de Museologia da UNIRIO. Mestrado em História e Crítica da Arte e Doutorado em Artes Visuais: ambos pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV, da Escola de Belas Artes EBA/UFRJ. Professora da Escola de Museologia da UNIRIO. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio PPG-PMUS (UNIRIO - MAST) e Coordenadora do Laboratório de Desenvolvimento de Exposições (LADEX / (UNIRIO). Membro do ICTOP - Comitê Internacional de Formação de Pessoal para Museus, ICOM. Coordena Projeto de Extensão sobre a disponibilização digital do acervo do Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro e o Projeto de Pesquisa "Design de Exposições" (FAPERJ) que pesquisa a influência dos elementos constituintes dos espaços das exposições na percepção da narrativa e do acervo exposto.

José do Nascimento Junior - Possui doutorado em museologia e patrimônio cultural Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Foi Coordenador Geral de Museus e Artes Plásticas MinC (2003-2004) Diretor do Departamento de Museus do IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(2003-2009) ,Presidente do IBRAM-Instituto Brasileiro de Museus (2009-2013), Presidente do Programa IBERMUSEUS (2007-2013), Presidente do SBM-Sistema Brasileiro de Museus (2007-2013), Coordenador da Política Nacional de Museus (2003-2013), possui Doutorado em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST) sócio da Associação Brasileira de Antropologia, da Associação Brasileira de Museologia, foi membro do Colegiado Setorial de Museus/ CNPC/MINC, Professor associado convidado da Universidade Pós Graduação em Patrimônio Cultural (UFSM), foi Representante da ABA, junto ao Sistema Brasileiro de Museus, e ao CNPC/MinC Diretor Museu do Meio Ambiente(IJBRJ) (2014-2016) Atualmente como Assessor na Fiocruz-Fundação Oswaldo Cruz/Casa de Oswaldo Cruz/COC, Coordenado a Política de Memória Institucional da FIOCRUZ/COC. Atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia da memória, museologia, economia de museus, políticas culturais, patrimônio cultural e políticas públicas. Membro do Comitê da ABA-Associação Brasileira de Antropologia de Museus e Patrimônio, Membro da Grupo de trabalho do Projeto Castelo Mourisco Fiocruz Patrimônio da Humanidade Unesco orcid.org/0000-0001-6918-doutorado 2020 .

Renato Fonseca de Arruda - Possui licenciatura plena em História pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2009), mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (2014) e doutorado em andamento no curso de Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Museu de Astronomia e Ciências Afins (2016), com concentração na área de Museologia, Patrimônio Integral e Desenvolvimento. Desde 2007, realiza atividades profissionais e acadêmicas em diversas áreas sociais, culturais e históricas através da participação em eventos e atividades de pesquisa científica, extensão e ensino, bem como em assessoramento técnico e análise de projetos ligadas as artes visuais e ao patrimônio cultural, com foco nos bens patrimonializados ou musealizados (ou em processo de). Representou a sociedade civil no Colegiado Setorial de Patrimônio Material do Conselho Nacional de Políticas Culturais, vinculado ao Ministério da Cultura (2013-2018), no qual participou e contribuiu nos processos de formulação e acompanhamento das políticas culturais no campo do patrimônio cultural nas suas dimensões materiais e imateriais, considerando as complexidades da sociedade contemporânea. Há cerca de 06 anos, trabalha com assessoria, elaboração de pareceres técnicos e consultoria ad hoc em projetos culturais, de pesquisa e de extensão para órgãos e instituições dos governos federal e estaduais e municipais, como: Ministério da Educação e fundos federal, distrital, estaduais e municipais de cultura.



Comentários