Autor: Desconhecida
Material/Técnica: Tecido/Alfaiataria
Século: XX
Procedência: Catedral do Bom Jesus de Cuiabá
Dimensão: 141x61cm
Dados Históricos: No séc. IV, quando o cristianismo começou a se difundir, muitos místicos partiram para o deserto em busca de uma existência casta como a de Cristo. Os grupos de ermitões trajavam túnicas de uma cor que os identificava. O preto, símbolo da morte e da renúncia, foi adotado por muitos. No séc. XI, quando o papa Gregório VII (1020-1085) passou a exigir seu uso, a batina preta já era o traje habitual dos padres. Na ocasião, o papa regulamentou o emprego de cores segundo a hierarquia do clero. A cor roxa é usada por bispos. As batinas devem conter geralmente 33 botões de cima abaixo, representando a idade de Cristo, e cinco botões nos punhos, que representam as cinco chagas de Cristo.
Author: Unknown
Material / Technique: Fabric / Tailoring
20th Century
Origin: Bom Jesus Cathedral in Cuiabá
Dimension: 141x61cm
Historical Data: In the century. IV, when Christianity began to spread, many mystics left for the desert in search of a chaste existence like that of Christ. The groups of hermits wore tunics of a color that identified. Black, a symbol of death and resignation, was adopted by many. In the century. XI when the pope Gregório VII (1020-1085) started to demand its use, the black cassock was already the usual dress of the priests. On that occasion, the pope regulated the use of colors according to the hierarchy of the clergy. The purple color is used by bishops. The cassocks should generally contain 33 buttons from top to bottom, representing the age of Christ, and five buttons on the cuffs, which represent the five wounds of Christ.

Comentários
Postar um comentário