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Rádio Difusora - Mesa de Som | Sound table


Autor: Desconhecido
Material/Técnica: Metal/Plástico/Eletrônica
Século: XX
Procedência: Doação: Anibal Alencastro/Rádio Difusora
Dimensão: 77x19x41cm
Dados Históricos: Esqueça vinil, cassete, CD... Antes disso o registro e a reprodução das músicas estavam em cilindros em uma produção com menos intermediários. “As primeiras mesas de som, do fim século retrasado, eram simples intermediários entre os instrumentos e os gravadores. As gravações e mixagens eram feitas ao vivo com todos os músicos tocando ao mesmo tempo, não existia a possibilidade de correções. Nessa época gravava-se diretamente em cilindros de cera, os precursores do “disco”. Uma tomada errada implicava em jogar os cilindros fora e começar tudo de novo. A gravadora Edison Records se orgulhava na época de conseguir produzir 16 cilindros ao mesmo tempo, que era o que as pessoas compravam nas lojas”. Já na década de 30, quando a fita surgiu, a mesa de som ganhou seu papel duplo que persiste até hoje, o intermediário entre as fitas que gravam todos os instrumentos e as fitas que gravam a mixagem posterior. Obviamente, ainda tudo bem rudimentar. “Em 1958, a Redd 17, do estúdio Abbey Road estabeleceu o padrão de fileiras de canais com equalizadores e controles em cada um deles”. Mesas deixaram de ser simples “misturadores de som” e passaram a processar e alterar o timbre dos instrumentos, padrão esse que perdura até hoje. Na década seguinte, saem às válvulas e entram os circuitos “Solid State”. O que levou, entre outras coisas, à diminuição do tamanho dos equipamentos, que passaram a apresentar por consequência um maior número de canais e um custo de produção mais baixo. Os passos seguintes foram recursos de automação e memória das mesas, até a chegada do digital. A importância dos custos e a dificuldade de produzir os equipamentos contava muita coisa. “O que acontecia antigamente era que cada estúdio desenvolvia seus próprios equipamentos. Tinha uma equipe de engenheiros”. O barateamento pode ter interferido na qualidade, mas pelo menos afastou o controle da gravação dos estúdios. Hoje se grava bem em casa, mas todo engenheiro reconhece que a mesa tira outro som, embora esse assunto gere uma boa discussão.

Author: Unknown 
Material / Technique: Metal / Plastic / Electronics
20th Century
Origin: Donation: Anibal Alencastro / Radio Diffuser
Dimension: 77x19x41cm
Historical Data: Forget vinyl, cassette, CD ... Before that the recording and playback of the songs were in cylinders in a production with fewer intermediaries. “The first sound mixers, from the end of last century, were simple intermediaries between instruments and recorders. The recordings and mixes were made live with all the musicians playing at the same time, there was no possibility of corrections. At that time, the precursors of the “disc” were recorded directly on wax cylinders. A wrong take meant throwing the cylinders away and starting over. Edison Records was proud at the time to be able to produce 16 cylinders at the same time, which was what people bought in stores. In the 30s, when the tape appeared, the soundboard gained its double role that persists today, the intermediary between the tapes that record all instruments and the tapes that record the later mix. Obviously, it's still pretty rudimentary. "In 1958, Abbey Road Studios Redd 17 set the standard for rows of channels with equalizers and controls on each one." Tables have ceased to be simple “sound mixers'' and have started to process and change the timbre of the instruments, a pattern that has persisted until today. In the following decade, they leave the valves and enter the “Solid State” circuits. This led, among other things, to a reduction in the size of the equipment, which consequently started to present a greater number of channels and a lower production cost. The next steps were automation and memory resources for the tables, until the arrival of digital. The importance of costs and the difficulty of producing the equipment counted for a lot. “What used to happen was that each studio developed its own equipment. There was a team of engineers ``. The cheapness may have interfered with the quality, but at least it removed control of the recording of the studios. Today it is recorded well at home, but every engineer recognizes that the table makes another sound, although this subject generates a good discussion.



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