O visitante ao adentrar no museu se depara com a primeira exposição que está na recepção onde contemplará diversos poemas de Fernando Pessoa, Caetano Veloso, Vinícius de Moraes, entre outros. A exposição descreve através da linguagem poética o patrimônio cultural, a exemplo das praças, a morada, o templo, o museu, os caminhos entre outros locais. Assim evidencia a importância de se preservar, como a exemplo do fragmento do poema “Museu” de Carlos Drummond de Andrade.
E convidou todo mundo até sua casa,
Então toda a gente entendeu,
Que a mania de guardar
Era para poder lembrar.
A casa ficou famosa,
Quem a visitava, lembrava do que mais gostava,
E gostava do que mais lembrava,
E poucos se deram conta de que a vida assim continuava...”
Ao adentrar na segunda sala nos deparamos com uma maquete do complexo arquitetônico e uma exposição fotográfica intitulada Seminário Nossa Senhora da Conceição que também conta através de textos a história da edificação de 1852, do lançamento da primeira pedra fundamental e suas ocupações de forma cronológica, destacando os anos de 1867 quando serviu de enfermaria para atender os enfermos vitimados pela epidemia da varíola, que se alastrou por toda Cuiabá após o retorno de oficiais que estiveram em batalha durante a Guerra do Paraguai. O ano de 1906 quando foi transformado em Quartel General das Forças Defensoras da Situação, na luta deflagrada entre partidos políticos e 1922 quando Dom Aquino Corrêa transferiu a residência episcopal para o prédio, onde residiu até a sua morte e nesse período o prédio abrigou ainda o Jornal a Cruz, o Instituto Histórico, Centro de Letras da Província e a rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá. A exposição fotográfica conta com 25 imagens de Viviene Lozi e do fotógrafo Júlio Rocha que retratam as esquadrias (janelas e portas) da edificação e o retorno do acervo após a conclusão do restauro do prédio do Seminário em 2008.
Durante toda a programação também haverá a exibição de filmes e oficinas para grupos escolares e turísticos que participam da programação do agendamento.
Tantos as exposições e os eventos paralelos vão levar o visitante a conhecer um pouco do passado e da memória da cidade de Cuiabá, bem como suas Igrejas, o Seminário Nossa Senhora da Conceição e pessoas que por esses lugares passaram, assim resgatando essa história e tendo o diálogo do passado com o presente.
As exposições conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura através do contrato de gestão com a instituição gestora do museu.
As exposições conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura através do contrato de gestão com a instituição gestora do museu.
Quando?: 04 a 11 de Novembro de 2013
Onde?: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Horários: 13h às 19h de segunda à sexta – feira.
Agendamentos Pelo Tel.: 65 3028-6285
E-mail: museuartesacramt@gmail.com
E-mail: museuartesacramt@gmail.com
Por que nao abre sabado?
ResponderExcluir