Pular para o conteúdo principal

Dom Aquino no Museu de Arte Sacra

Objetos pessoais, fotos e mobiliário do quarto do Arcebispo fazem parte de exposição no Museu de Arte Sacra de junho a agosto






Adentrar nos corredores do Museu de Arte sempre proporciona aos visitantes uma imersão na história religiosa e cultural de Mato Grosso. Atuando na sistemática de rotatividade do acervo, o Museu abre as portas no dia 08 deste mês com uma exposição sobre o Arcebispo Francisco de Aquino Correa, Dom Aquino. Os objetos que pertenceram ao bispo mais jovem do mundo fazem parte do acervo do Museu e estão em exposição a partir desta quarta, dia 08.

Nascido em 1885, Francisco de Aquino Correa começou seus estudos no Colégio São Sebastião, em Cuiabá, e logo foi para o Seminário Nossa Senhora da Conceição, onde morou por 30 anos, local que abriga o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Figura importante na história mato-grossense, religiosa, cultural e política. Foi governador do estado, arcebispo da capital, poeta e escritor, primeiro mato-grossense a pertencer à Academia Brasileira de Letras, foi também um dos principais incentivadores à fundação da Academia Mato-grossense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Seus pertences, pessoais e eclesiásticos, são de grande riqueza histórica e cultural, de valor inestimável.

A exposição conta com objetos pessoais como tinteiro, bengalas, guarda chuva, escova dental e caneca, a parte eclesiástica, com seus paramentos religiosos, a trajetória do Arcebispo contada através de 28 fotos que o retratam em diversas ocasiões, como o curso de Filosofia que fez em Roma, momentos com seus familiares, amigos, seminaristas e personalidades da política, como Marechal Rondon, o na época Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, dentre outros. Entre as peças em exposição, também haverá telas com reproduções de Dom Aquino em aquarela e óleo sobre tela. Além dos pertences, o mobiliário do quarto do Arcebispo também poderá ser conferido na exposição: guarda-roupa, cômoda, escrivaninha e catri.

Durante a exposição, as escolas que agendarem para visitar o museu poderão fazer a oficina de argila. Nesta atividade, os estudantes, após a visita guiada confeccionarão peças em argila que remetem aos objetos vistos durante a exposição. A oficina tem como objetivo propor um convite a diversão e descontração como também uma forma de assimilar o conhecimento adquirido com o passeio.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está localizado na Praça do Seminário, número 310, ao lado da Igreja Bom Despacho, em frente a Santa Casa de Misericórdia.  Aberto ao público de terça a sábado, das 13h às 18h, a entrada é gratuita e conta com visita guiada. Em relação às escolas, o Agendamento Escolar deve ser feito com antecedência pelo telefone: 3028-6285

Serviço:
Evento: Exposição Dom Aquino
Quando: 08/06 a 27/08 de terça a sábado das 13h às 18h
Agendamento Escolar: 9h às 11h e das 13h às 18h (é necessário agendar)
Onde: Museu de Arte Sacra de MT - Praça do Seminário, Prédio do Seminário da Conceição, 310. Dom Aquino. Cuiabá-MT.
Quanto: Gratuito
Informações ao público: 3028-6285
Acesse: www.acaocultural.com

Comentários