Pular para o conteúdo principal

Exposição Ilustre morador: Dom Francisco de Aquino Corrêa


Montada no quarto onde era seu aposento, foram acrescidas 25 fotografias que trazem momentos solenes da vida de Dom Aquino nas décadas de 20, 30, 40 e 50. Entre as fotos destacamos sua posse na Academia Brasileira de Letras, ao lado de autoridades como Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon e os ex-presidentes Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra no Palácio do Catete no Rio de Janeiro.


Há também outras exposições de longa duração no MASMT confira:

RÁDIO DIFUSORA BOM JESUS DE CUIABÁ
Durante a comemoração dos 55 anos da Rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá, o MASMT realizou a abertura de mais uma exposição de longa duração. Essa mostra conta com histórico, fotos, vídeos e objetos da rádio que foram doados ao museu pelo padre Alessandro, Sr. Aníbal Alencastro e pelas irmãs. Na exposição há aparelhos e mesa de reprodução de som, tocadores de fita-cassete, vitrolas, discos de vinil, placas de “NO AR” e fotografias antigas referentes à história da rádio.

IGREJA NOSSA SENHORA DO BOM DESPACHO
Traz informações sobre o período de construção (início do século XX), para consolidar a presença franciscana na província. O projeto arquitetônico foi encomendado pelo frei Ambrósio Daydeê ao engenheiro francês Georges Mousnier. Seu estilo arquitetônico é o neogótico, com belos vitrais, tendo apenas uma porta de entrada na fachada e arcos ogivais. Da exposição constam objetos construtivos, a exemplo dos tijolinhos usados na construção que foram feitos à mão, em formato de meia-lua.

SEMINÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
A exposição conta com o histórico e fotografias do prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, datado de 1858, idealizado pelo bispo Dom José Antônio dos Reis, com sua arquitetura eclética apresentada nas janelas, portas e paredes, feitas de taipa de pilão e adobe. Levou cerca de 30 anos para ser finalizado, foi a primeira escola secundária da província e ao longo dos anos serviu de enfermaria para os doentes de varíola no ano de 1867; como quartel-general, em 1906, das forças defensoras da situação, na luta deflagrada entre os partidos políticos, residência do arcebispo Dom Aquino Corrêa durante 34 anos, sendo sede do jornal “A Cruz” e do Instituto Histórico e Centro de Letras.

SALA PAPA JOÃO PAULO II
 A sala do Papa foi aberta no dia 03 de dezembro de 2015, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, considerado um dos personagens mais emblemático do século XX, o Papa João Paulo II durante seu pontificado, um dos mais longos da história católica, proferiu mais de 20 mil discursos, fez mais de 100 viagens pastorais internacionais, além de ter sido assistido por mais de 18 milhões de pessoas nas audiências gerais. Chamado de “Papa Peregrino” foi recebido pela população mato-grossense no dia 16 de outubro de 1991, quando num calor de 41 graus desceu no Aeroporto Marechal Rondon e como sempre fazia, em todo o lugar que visitava beijou o nosso solo.

Comentários

  1. Oniomania, quando as compras viram doença
    https://producaoindustrialblog.com/2017/12/10/oniomania-quando-as-compras-viram-doenca/

    ResponderExcluir

Postar um comentário