Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte Sacra participa da 9ª Semana Nacional dos Museus





O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso oferece a partir de terça-feira (17), uma programação especial em comemoração ao Dia Internacional do Museu - 18 de maio. Serão oficinas, fórum e exposição para crianças, jovens e adultos. As inscrições podem ser feitas antecipadamente pelos telefones 3028-6285 ou pessoalmente, no Museu, na Praça do Seminário - Centro de Cuiabá, das 8h às 11h e das 13h às 18h.


A Exposição “Recordando a Memória da antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito” é composta por 20 reproduções fotográficas, sendo dez fotos da Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968 e dez reproduções da Igreja N. Senhora do Rosário e São Benedito e três desenhos da época colonial de 1720 e do império de 1770.

Além disso, haverá uma exposição de imagens em madeira e objetos litúrgicos do século XVII, XVIII e XIX que foram usados em celebrações nas duas Igrejas.

A exposição conta também com recurso multimídia que vai exibir 36 fotografias datadas de 1720 da Catedral demolida e 22 fotos da Igreja do Rosário e São Benedito datadas de 1880 a 1990. A exposição ficará aberta a visitação de 17 a 28/05.

Os visitantes também poderão assistir o documentário sobre fotógrafo Lázaro Papazian – Cháu”. A exibição do vídeo tem como objetivo retratar a preservação e a memória de Cuiabá ao mostrar imagens da demolição da Antiga Catedral.

A programação do MASMT também conta com oficinas. As atividades giram em torno de um mesmo tema, “Museu e Memória”, temática escolhida para a comemoração da 9ª Semana.  Ao todo serão realizadas três oficinas: Confecção de porta-retratos, de 17 a 21/05; Desenhando cenas de memória que marcaram minha vida, dia 18/05 e Jogo da Memória, nos dias 19 e 20/05. Durante as oficinas os participantes irão realizar diversos trabalhos manuais, desenhos e soltar a imaginação, através de atividade lúdicas. As oficinas serão ofertadas gratuitamente e ocorrerão sempre no período vespertino, das 13 às 18h. Grupos e escolas devem agendar por telefone com antecedência. Participações individuais podem se inscrever na hora.

Para encerrar a programação, o MASMT sediará, no dia 20 (sexta-feira), o II Fórum do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso. O Fórum tem como objetivo mobilizar os profissionais do estado que estão diretamente ligados as instituições museológicas para debater e estruturar as ações planejadas para 2011 do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso - SEM/MT. O fórum acontece das 14 às 18h.

Evento: 9ª Semana Nacional dos Museus: exposição, oficinas e fórum.
Quando: 17/05 a 28/06 – 13h às 18h

Agendamento Escolar: 9h às 11h e das 13h às 18h

Onde: Museu de Arte Sacra de MT - Praça do Seminário, Prédio do Seminário da Conceição, 310. Dom Aquino. Cuiabá-MT.
Quanto: Gratuito
Informações ao público: 3028-6285
Acesse: www.acaocultural.com

http://www.museus.gov.br/

Comentários