quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O PROJETO POESIA NECESSÁRIA INICIA AMANHÃ SUA SEGUNDA EXPOSIÇÃO “JOVENS OLHARES”.



A exposição “Jovens Olhares” reúne 50 fotografias do Centro Histórico de Cuiabá que tem a curadoria do fotógrafo André Rondon e da Jornalista e fotógrafa Isa Sousa. Ambos ministraram as aulas de fotografia para o projeto em 2010. Essa exposição é o resultado das aulas de campo que foram realizadas no centro de Cuiabá. Faz parte também da exposição um varal de poesias que reúne mais de 50 poemas escritos pelos estudantes das escolas Estaduais Cesário Neto e Nilo Póvoas que participaram das oficinas.




O Poesia Necessária surgiu no ano de 2006 com o intuito de incentivar a leitura e divulgar a poesia nas escolas públicas de Cuiabá – MT. Esta iniciativa vem para colaborar e contribuir no ensino de Literatura e Linguagem. Dessa forma, busca ampliar e fomentar a temática no âmbito escolar, para educando e educadores.


e-mail aula Neneto
             Aula de produção poética com Neneto


O projeto nesses cinco anos de atividades atendeu 323 alunos nas escolas Estaduais Raimundo Pinheiro, Ferreira Mendes, Nilo Póvoas e Cesário Neto localizadas em Cuiabá. Possui dois livros publicados, e no final de 2008 foi contemplado pelo Prêmio Pontinho de Leitura que dispõem de um espaço equipado e com mais de 500 títulos em diversas categorias de literatura Brasileira, infanto-juvenil e Infantil, além de gibis que dão suporte ao trabalho desenvolvido.

O Poesia Necessária tem a leitura, a escrita e a literatura como matéria-prima.

A difusão de iniciativas como essa que privilegiam práticas de incentivo a leitura e a produção poético-literária e textual são importantes à medida que constituem em alimento intelectual para o crescimento do indivíduo, o que reflete a toda sociedade, segundo a coordenadora pedagógica do Projeto, Viviene Lozi.

O projeto se articula muito na formação de leitores autônomos e críticos capazes de ler e escrever e assim promover novas práticas de leitura.

As linguagens também se misturam na medida em que ela transversalisa (cultura e educação) e descobre a Fotografia e os Blogs que despertam a percepção do olhar, do designer, da semiótica e o conceito da educação 2.0 e de se integração a uma rede de saberes e fazeres provocadas pela era do conhecimento e das artes.


e-mail _ aulaantonio sodre
Aula de Produção Poetica com Antônio Sodré

Em linhas gerais, a iniciativa destina-se a realização de oficinas e palestras em escolas públicas, tendo como público-alvo estudantes do ensino médio, voltada para fomentar a leitura, por intermédio da literatura e da poesia, estimulando a produção poético-literária pelos participantes, para a posterior edição em um livro. O trabalho conta ainda com a participação de fotógrafos, designers, blogueiros, escritores, poetas, artistas e produtores culturais, além dos professores das escolas.

Em 2010 uma nova fase iniciou-se cheia de novidades, mas nunca se esquecendo do objetivo pioneiro de levar de forma mais aprofundada e também criativa a poesia para escolas públicas. Oficinas envolvendo poesia, fotografia, cultura digital, design e muito mais puderam ser praticadas e desenvolvidas pelos alunos das escolas participantes que trabalharam a temática do Centro Histórico de Cuiabá.

As escolas escolhidas em 2010 foram o Nilo Póvoas e o Antônio Cesário Neto, ambas localizadas no entorno do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, onde o Pontão Ação Cultural em Rede sedia as oficinas do projeto e as atividades do pontinho de leitura.


e-mail _ aulablog
Aula de Blog com Anderson Mostrinho no colégio Cesário Neto


Contamos com oficineiros de peso no projeto, a produção poética ficou por conta de Antônio Sodré, Irmar Chaves conhecido como Neneto, já na Criação e designer de blog com Anderson Mostrinho e na fotográfica com André Rondon e Isa Sousa. Tivemos a honra de recebermos o Superintendente Regional de Mato Grosso do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional o Sr. Cláudio Conte que ministrou uma palestra a convite do projeto na Escola Cesário Neto Sobre o Centro Histórico de Cuiabá.


e-mail_aulafotografia
Aula de Fotografia com André Rondon

Neste ano o Poesia Necessária foi contemplado pelo edital do Instituto HSBC Solidariedade em que a Ação Cultural foi a proponente. Além deste edital, o projeto ganhou novos reforços com editais do Ministério da Cultura como o Bolsa Agente Escola Viva e o Bolsa Agente Cultura Viva que estão em fase de conveniamento.

Durante o ano, muitas atividades foram realizadas e criações diversas surgiram a partir do conteúdo ministrado nas oficinas. Poesias, Blogs e Fotografias puderam ser conferidas na primeira exposição que marcou o encerramento do primeiro semestre, realizado no final do mês de junho, no MASMT - Museu de Arte Sacra. A exposição trouxe alguns dos produtos gerados com a realização do projeto e que puderam ser visualizados pelas escolas, turistas e comunidade em geral. A 1ª exposição teve duração de um mês e recebeu um público de aproximadamente duas mil pessoas, também foi uma maneira das instituições envolvidas mensurarem os resultados obtidos pela iniciativa.

A exposição “Jovens Olhares” que abre amanhã reúne belíssimas fotos que foram tiradas na Casa Barrão de Melgaço, Palácio da Instrução, Museu Histórico de Mato Grosso, Museu de Arte Sacra, Igrejas, Praças, Ruas do Centro Histórico de Cuiabá que retratam o olhar poético dos participantes através das lentes.


e-mail foto Anderson _Nilo Povoas
Anderson Vinícius - Escola Nilo Póvoas



e-mail Foto Samea
Samea




Confira os poemas abaixo que vão compor o varal e que foram escrito pelos estudantes Anderson Vinícius F. Borges e Carla Monique depois de uma visita ao Centro histórico de Cuiabá e o Museu Histórico de Mato Grosso.
Fotos de Oficinas



Primeira exposição - MASMT

Fotos do Centro Histórico de Cuiabá tirada por alunos do projeto




Anderson Vinícius - Escola Nilo Póvoas

MÓVEIS DA RESIDÊNCIA DOS GOVERNADORES

Tudo se passa e fica para trás
Podendo ser conservado, ou não.
Um exemplo são os móveis antigos
Que se falassem
Teriam muitas coisas para contar.
Os móveis da residência dos governadores
São muito antigos, porém bonitos
Representam alegria, conforto, dores
Ainda tem seus valores
E não estão destruídos.
Podem ser velhos, antigos
Pertenceram ao século passado
Mas eles não tem valores
De tão valiosos que são
Queria eu ter algo daquele rico quarto
Acho até que seria ingrato
Não deixando alguém passar a mão




Carla Monique - Escola Nilo Póvoas

CENTRO HISTÓRICO

Óh!, Cidade verde, quantas coisas já vividas,
seu centro histórico é hoje tombado, porém
nem sempre foi assim.
Com seu avanço crescente, surgiram novas construções
demolindo os já existentes como a igreja Matriz e
o Palácio da Instrução, que infelizmente surgiram
de inspirações a outras demolições.
Quanta coisa foi mudada, ruas onde trafegavam
carros hoje passam apenas pés humaanos.
Preservando sua arqueologia, valoriza-se sua rica
cultura construindo ao passar dos anos, e que
assim permaneça por toda a sua existência

Serviço
O que: Exposição “Jovens Olhares”
Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT)
Quando?: 9/12
Horário: 14h
Agendamentos: 65 3028-6286

Nenhum comentário:

Postar um comentário