Pular para o conteúdo principal

Imaginário Restaurado da Antiga Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá


A riqueza e diversidade do acervo do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso nos permitem vivenciar a história da religiosidade mato-grossense desde o século XVII até o século XX. Parte desse acervo é constituído de imagens pertencente à antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, peças em madeira e gesso que passaram por processo de restauro e que hoje fazem parte da Exposição “Imaginário Restaurado da Antiga Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá”. 

Composta de oito imagens restauradas, sendo a mais antiga a de São Miguel Arcanjo em madeira, do século XVIII, são imagens de devoção que compunham os altares da catedral demolida em 1968. 

Efígies que nos remetem a um passado não muito distante, nas quais podemos sentir a fé e a devoção do artista no seu processo de produção, as imagens nos levam a crer na preocupação da sociedade católica do período em ornamentar suas igrejas com peças que demonstrassem suas devoções. 

O Museu de Arte Sacra abre as portas aos visitantes de parte da história e memória a partir de seu acervo, oferecendo o devido reconhecimento do valor histórico e de seus significados.

Comentários