Pular para o conteúdo principal

Exposição "Yudjá - Os Donos do Rio" de 15 de setembro a 25 de outubro de 2015




O Museu de Arte Sacra, quebrando paradigmas, recebe de braços abertos a exposição “Yudjá – Os Donos do Rio”. 


A exposição reúne doze fotografias e vídeos da 1ª Semana Indígena, que ocorreu em 2012 na aldeia Pakaya do Povo Yudjá - Juruna, localizada nas proximidades de São José do Xingu, em Mato Grosso, captados pelas lentes do fotógrafo Téo de Miranda. As imagens preenchem o nosso imaginário e, com isso, os Donos do Rio se tornam, nos meses de setembro e outubro, os donos do Museu de Arte Sacra.

As imagens trazem a beleza das cores e formas que permeiam a estética corporal desse povo vaidoso e festivo, elementos externos incorporados no dia a dia, e muito mais do que isso: a resistência indígena dos “donos do rio”. Os Yudjás, além de serem grandes pescadores e caçadores, são exímios artesãos, produzem panelas de cerâmica com características personalizadas por trazerem grafismos tradicionais e ricos de significados. 

Yudjá significa “donos do rio”, nome que reflete a forte relação com o rio. E por que o rio não está expresso nas fotos da exposição? Embora o rio não apareça retratado nas imagens, ele se mantém no ambiente subliminar que as permeia, no mundo dos sonhos dos Yudjá, e sua omissão propositalmente busca propor uma reflexão séria sobre o impacto que este povo vem sofrendo nos últimos anos: não poder consumir a água do rio Xingu e seus afluentes devido à extensiva produção agrícola na região, que tem comprovadamente tornado as águas impróprias para o consumo dos povos indígenas. 

A exposição integra a programação da 9ª Primavera dos Museus “Museus e Memórias Indígenas” e conta com a articulação e parceria do Projeto Territórios Criativos indígenas (MINC/UFMT/NEC), Ação Cultural, Editora Sustentável, Associação Arupada, e tem a realização do Governo do Estado de Mato Grosso através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer - SECEL, e do Museu de Arte Sacra. 


Serviço
Exposição "Yudjá - Os Donos do Rio"

Abertura: 15 de setembro às 9h

Período para visitação: 15 de setembro a 25 de outubro de 2015

Horário de funcionamento: de terça a domingo das 9h às 17h.

Entrada: R$ 4,00 (inteira) – R$ 2,00 (meia)

Tel.: 55 (65) 3056-6285

Comentários

  1. Imperdível!!!! Parabéns Téo Miranda pelo excelente trabalho. Arte e política é isso!!! Bravo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Imperdível!!!! Parabéns Téo Miranda pelo excelente trabalho. Arte e política é isso!!! Bravo!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário