Pular para o conteúdo principal

EXPOSIÇÃO "PRESÉPIOS: TRADIÇÃO NATALINA"


Devido à chegada do Natal e às comemorações de fim de ano, o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – MASMT, em parceria com o SESC Casa do Artesão, abre a exposição “Presépios: Tradição Natalina”. A mostra conta com 16 presépios de artistas regionais como Junne Fontenelle e Alair Fogaça, entre outros, sendo que cinco dessas obras pertencem ao acervo do MASMT.



A montagem de presépios tornou-se tradição a partir de 1223, quando São Francisco decidiu mostrar, às pessoas mais humildes, como ocorrera o nascimento de Cristo, através de esculturas feitas em barro. Desde então os presépios passaram a ser montados em igrejas e casas da Itália, chegando também a outros países, incluindo o Brasil.
Atualmente, tradições e símbolos natalinos como a árvore, o Papai Noel, a ceia, as cantatas e o presépio dão forma à celebração do nascimento do Menino Jesus ao redor do mundo.

Além dessa nova exposição, o visitante também pode contemplar outras três exposições de longa duração: Rádio Difusora do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Seminário Nossa Senhora da Conceição e Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho;  Antiga Catedral: Uma Viagem ao Passado; e Dom Aquino Corrêa: Ilustre Morador. Estas contêm objetos, textos e fotografias que fazem o visitante viajar ao passado e conhecer como era a Cuiabá antiga.
Constam também na programação atividades lúdicas e educativas, como desenhos livres representando as obras (pinturas e esculturas) que foram vistas durante a visita guiada ao museu.  As atividades estão estruturadas em desenhos livres, pinturas, colagens e modelagem de esculturas com argila.



Período: 11 de Novembro de 2014 a 06 de janeiro de 2015.
Horário: De terça-feira a Domingo das 9h às 17h.
Tel.: (65) 3056-6285 – Agendamento para grupos com mais de 15 pessoas.




Comentários