terça-feira, 2 de setembro de 2014

Exposição no Museu de Arte Sacra traz caricaturas que acentuam o carisma do Papa

Da Assessoria

Dotado de extrema habilidade de comunicação e uma simpatia que comove, o Papa Francisco tem cativado o mundo com sua atuação. Especialmente pela simplicidade e pelo carisma, conquistaram não só os devotos da Igreja, como também, um grupo de cartunistas brasileiros e estrangeiros que se lançaram a produzir caricaturas do papa. Algumas destas obras são exibidas pelo Museu de Arte Sacra de Mato Grosso até o dia 19 de outubro, na exposição “O Papa Sorriu – Caricatura de Francisco”.




A exposição homenageia o papa, oportunamente ao tempo em que ele completa um ano de papado mostrando humildade e bom humor no trato com todas as pessoas, fato evidenciado na ocasião de sua visita ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude, em 2013. A empreitada artística culminou com o livro titulado “O Papa Sorriu”, entregue pessoalmente pelo Arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Scherer, no início de 2014. Em Cuiabá, 38 destas obras podem ser conferidas.

Com traços característicos acentuados, os artistas criam desenhos cômicos, que provocam todos os tipos de reação nos espectadores, desde a surpresa até a ternura. Entre os nomes de destaque, a mostra exibe trabalhos de artistas conhecidos nacionalmente, como Baptistão, Carlos Amorim, Gilmar Fraga, Gustavo Paffaro, J. Bosco, Junior Lopes, Luiz Carlos Fernandes, Mônica Fuchshuber, Omar Figueroa Turcius, Quinho, Sergio Morettini e William Medeiros.

De acordo com a diretora executiva do Mas-MT, as obras exprimem momentos de descontração e humanizam ainda mais a figura do papa. “As ilustrações o associam aos animais, às plantas, acenando e ainda, alia sua figura às novas ferramentas tecnológicas, como as redes sociais. Além disso essa exposição quebra um paradigma de levar para os museus de arte sacra, o tom humorístico dos cartuns e quadrinhos, sempre ligados a assuntos políticos e sociais”, destaca.

Segundo Tulasi, o público cuiabano não pode perder a exposição que já esteve em cartaz na capital paulista. “Ela é itinerante e de curta duração. Ficou exposta no Museu de Arte Sacra de São Paulo e em mais dois museus no estado de São Paulo”.

CARTUNISTAS: Alan Souto Maior, Alex Souza, Amarildo, Amarildo, Amorim, Ariel, Baptistão, Benjamim Cafalli, Bira Dantasm Brum, Bruno Hamzagic, Bruno Honda, Claudio Duarte, Ed Carlos, Eder, Elihu, Fausto Bergoce, Fernandes, Fredson, Fredson, Genildo, Izânio Façanha, J Bosco, JAL, Jorge Barreto, Júnior Lopes, Kalyoé, Leslie Szabo, Maurício de Souza, Maxi Rodriguez, Mônica Fuchshuber, Nei Lima, Paffaro, Paolo Lombardi, Quinho, Ricardo Soares, Rice Araújo, Sergio Gomes, Sergio Más, Sergio Morettini, Seri, Silvano Mello, Stegun, Turcios, Ulisses, Vicente Barnabeu, Wal Alves, William Medeiros, William Mr.

Serviço:

Exposição O Papa Sorriu - Museu de Arte Sacra de Mato Grosso


De 30 de agosto a 19 de outubro
De Terça-feira a Domingo da 9h às 17h
Agendamento escolares e grupos com mais de 15 pessoas
pelo telefone (65) 3056-6285 ou e-mail: museuartesacramt@gmail.com
Site do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário