Pular para o conteúdo principal

NOVA EXPOSIÇÃO NO MUSEU DE ARTE SACRA DE MATO GROSSO - "CRUCIFIXOS"

Os crucifixos são repletos de simbologias, desde as ponteiras, raionados, cores e material com o qual são feitos. Os metais raros na antiguidade eram considerados o maior bem material, sendo o símbolo do sagrado no interior das Igrejas em que representa Jesus como a “Luz Divina”, a escolha entre a prata e o ouro para ornamentação religiosa era determinada pela importância que os objetos tinham no culto. As ponteiras nas extremidades que identificam Jesus como sendo o “Sumo Sacerdote” entre os homens, pois ofereceu a si mesmo como sacrifício no templo, as ponteiras posicionadas na horizontal representam a ponte para a salvação do mundo e na vertical a ponte de união entre o Céu e a Terra. Imagem na qual está representado Nosso Senhor crucificado.


A exposição “Crucifixos” do Museu de Arte sacra trás 21 peças, sendo 1 crucifixo em metal escuro, 2 conjuntos de altar em metal dourado (Crucifixos e Castiçais), são 7 crucifixos em madeira em estilo barroco datados do século XVIII, XIX e XX, as peças são originárias da Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Igreja do Rosário e São Benedito e do Acervo pessoal de Dom Aquino Corrêa.

Em destaque há o “Conjunto de Altar” em metal dourado, composto por 1 Crucifixo e 6 castiçais. A Cruz é romana com a imagem de Cristo ao centro em posição frontal. Os castiçais em metal dourado foram usados também em celebrações na antiga catedral, possuem um destaque na base triangular com três faces com a representação em alto relevo da Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Antigamente as Igrejas eram construídas voltadas para o oriente onde nasce o sol, com o passar do tempo essa tradição fora perdida, assim, a Igreja recorreu ao crucifixo colocado no altar para que todos pudessem voltar os olhos para o Senhor e com a celebração do “Tríduo Sacro” foi rememorado o significado colocando sobre o altar os “castiçais com velas e a Cruz”, conhecido como “Conjunto de Altar”, assim toda a comunidade fica voltada para o Senhor.

Também destacamos o “Crucifixo Roliço”, de cruz latina em madeira, sobre peanha figurando duas elevações rochosas, que possui talhadas em formas circulares rústicos. Sendo a representação do suplicio de Cristo no calvário preso a cruz. A imagem de cristo na cruz policromada apresenta uma perfeição de detalhes.


Saiba mais

Qual é a diferença entre a cruz e o Crucifixo? Cristo é a diferença.

Uma vez que o Senhor, que é por si só o Amor, sobe na cruz e nos revela como o amor pode ser transformado pelo amor num alegre sacrifício, como aqueles que semeiam em lágrimas podem colher alegria, os que choram podem ser confortados, os que sofrem com Ele podem também reinar com Ele e aqueles que carregam suas cruzes por uma breve Sexta Feira da Paixão possuirão a felicidade por um eterno Domingo de Ressurreição. O Amor é o ponto de intersecção onde a barra horizontal da morte e a barra vertical da vida reconcilia-se na doutrina de que toda a vida vem através da morte.

Na liturgia, deve-se tê-lo sempre junto do altar. O papa Bento XVI recolocou o crucifixo ao centro do altar nas missas em que celebra e nos altares das basílicas papais.
A morte na Cruz era considerada a forma mais dolorosa de execução e era apenas destinada a criminosos perigosos e violentos. Portanto, a escolha da pena máxima nos permite entender que a condenação de Jesus foi por perduello, ou seja, por crime de ordem pública.

Também era costume colocar uma pequena placa sobre a cabeça do condenado com a inscrição do crime cometido e o título ordenado para ser fixado na cruz de Jesus foi “INRI - IesusNazarenusRexIudaeorum” que significa “Jesus Nazareno o Rei dos Judeus”. 

CONTATOS
MUSEU DE ARTE SACRA

Quando?: 06 de março a 26 de maio de 2014 (Incluindo Sábado)
Onde?: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Horários: De segunda à sexta-feira das 13h às 18h e ao Sábado das 09h às 17h.
Agendamentos Pelo Tel.: 65 3028-6285
Agendamentos escolares: de Segunda a Sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h agendar com Tulasi ou Jaqueline. Ao Sábado das 09h às 17h com Madalena ou Juliana.
Facebook: Museu De Arte Sacra De Mato Grosso
Endereço: Avenida Clovis Hugney - Complexo Nossa Senhora da Conceição, n°: 239. Bairro: Dom Aquino - Cuiabá- MT.

Comentários