Pular para o conteúdo principal

CURSO DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL - INSCRIÇÕES ABERTAS

APRESENTAÇÃO: O Curso de Educação Patrimonial é resultado da junção de dois projetos: Oficina de Educação Patrimonial: a identidade cuiabana, do arquiteto Paulo Crispim, e Patrimônio Cultural de Cuiabá: identidade, memória e cultura, da historiadora Tulasi Krishnadasi dos Santos Branco. Seu objetivo é ministrar conteúdos acerca dos bens culturais que funcionam como recursos e instrumentos no processo de fontes para o ensino-aprendizagem, além de metodologias que tomam esses bens como ponto de partida para desenvolver tarefas pedagógicas. Na prática, leva em consideração as relações sociais, memória, políticas de preservação e inclusão a partir de uma diversidade de possibilidades e de relações com outros elementos, bem como as vivências de cada um. Assim, busca-se preparar o docente das séries iniciais para ensinar com a ferramenta do Educar para o Patrimônio Cultural, além de torná-lo capaz de (re)conhecer sua própria cultura, deixando de ser espectador para se tornar sujeito. Também objetiva a busca de novos saberes e conhecimentos, provocando conflitos de variantes e, dessa forma, repassar para seus alunos as diversas formas de se estudar os aspectos do homem como individuo e como ser social ligado aos seus bens culturais e sua relação com as disciplinas de História, Sociologia, Lingüística, Pedagogia e Geografia dentre outras.


OBJETIVO: O curso pretende responder à crescente demanda no campo da formação de educadores para o desenvolvimento técnico – gerencial de projetos na área de educação patrimonial nas suas unidades escolares. Seu objetivo central é o de capacitar 60 Docentes da educação infantil e ensino fundamental através de uma perspectiva interdisciplinar, para a formulação, planejamento, execução e avaliação de ações de educação patrimonial.

ESTRUTURA DO CURSO: Cursos estruturados em 13 módulos, consecutivos e integrados através de aulas presenciais expositivas, dialogadas, seminários, painéis e visitas técnicas. As disciplinas possuem carga horária de 8, 6 ou 3 horas aula.

Público - alvo: Docentes da educação infantil e ensino fundamental.
Período de Inscrição: 15 a 29/03
Taxa de Inscrição: R$ 20,00 (vinte reais)
Período e periodicidade: 02 de Abril a 14 de Maio de 2014
Turno (carga horária por turno): Aulas semanais de quarta-feira à sábado, com carga horária de 6 horas distribuídos em dois turnos de 3h aula cada nos horários das 19h às 22h e aos sábados das 9h às 12h.
Carga Horária: 80 horas
Vagas limitadas: 60
Informações: Tel.: 65 3028-6285/ 3028-6286 
Coordenação Pedagógica: Profª. Viviene Lozi Rodrigues
Coordenação Geral: Paulo Roberto Moreira Crispim e Tulasi Krishnadasi dos Santos Branco
Patrocínio: Prefeitura de Cuiabá e Secretaria Municipal de Cultura.
Apoio: Secretaria de Estado de Cultura, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, SESC - Casa do Artesão, Museu da Imagem e do Som e Associação Casa de Guimarães.

PARA QUE SEJA EFETIVADA A INSCRIÇÃO OS INTERESSADOS DEVERAM PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO NO LINK: Inscrição E REALIZAR O DEPÓSITO BANCÁRIO NA SEGUINTE CONTA: Associação Casa de Guimarães - Banco do Brasil, Agência: 3325-1, Conta Corrente:34.284-X. E ENVIAR O COMPROVANTE DIGITALIZADO PARA O E-MAIL: museuartesacramt@gmail.com

Comentários