Pular para o conteúdo principal

PROGRAMAÇÃO DO MUSEU DE ARTE SACRA

O Museu de Arte Sacra está com programação especial contendo cinco exposições que levam o visitante a viajar ao passado através de fotografias, imagens, vídeos e objetos, além de oficinas lúdicas e atividades recreativas que serão ofertadas durante sessenta dias.


O visitante ao adentrar no museu se depara com a primeira exposição que está na recepção onde contemplará diversos poemas de Fernando Pessoa, Caetano Veloso, Vinícius de Moraes, entre outros. A exposição descreve através da linguagem poética o patrimônio cultural, a exemplo das praças, a morada, o templo, o museu, os caminhos entre outros locais. Assim evidencia a importância de se preservar, como a exemplo do fragmento do poema “Museu” de Carlos Drummond de Andrade.

“ ... De repente apareceu a pessoa que guardava
E convidou todo mundo até sua casa,
Então toda a gente entendeu,
Que a mania de guardar
Era para poder lembrar.
A casa ficou famosa,
Quem a visitava, lembrava do que mais gostava,
E gostava do que mais lembrava,
E poucos se deram conta de que a vida assim continuava...”

Ao adentrar na segunda sala nos deparamos com uma maquete do complexo arquitetônico e uma exposição fotográfica intitulada Seminário Nossa Senhora da Conceição que também conta através de textos a história da edificação de 1852, do lançamento da primeira pedra fundamental e suas ocupações de forma cronológica, destacando os anos de 1867 quando serviu de enfermaria para atender os enfermos vitimados pela epidemia da varíola, que se alastrou por toda Cuiabá após o retorno de oficiais que estiveram em batalha durante a Guerra do Paraguai. O ano de 1906 quando foi transformado em Quartel General das Forças Defensoras da Situação, na luta deflagrada entre partidos políticos e 1922 quando Dom Aquino Corrêa transferiu a residência episcopal para o prédio, onde residiu até a sua morte e nesse período o prédio abrigou ainda o Jornal a Cruz, o Instituto Histórico, Centro de Letras da Província e a rádio Difusora Bom Jesus de Cuiabá. A exposição fotográfica conta com 25 imagens de Viviene Lozi e do fotógrafo Júlio Rocha que retratam as esquadrias (janelas e portas) da edificação e o retorno do acervo após a conclusão do restauro do prédio do Seminário em 2008.

Uma das exposições de longa duração permanece, sendo: “Ilustre Morador – Dom Francisco de Aquino Corrêa”que está montada no quarto onde era seu aposento. Nessa exposição foram acrescidas 25 fotografias que trazem momentos solenes de Dom Aquino nas décadas de 20, 30, 40 e 50. Entre as fotos destacamos sua posse na academia Brasileira de letras e ao lado de autoridades como Marechal Candido Mariano da Silva Rondon e os ex-presidentes Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra no palácio do Catete, Rio de Janeiro.

Já a exposição de longa duração,“Antiga Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá: uma Viagem ao Passado” permanece, mas acrescida de 20 reproduções fotográficas da Antiga Catedral, demolida em 1968. Destaca-se os desenhos da época colonial de 1720 e do império de 1770.

Além disso, foi montada ao final de um grande corredor uma exposição alusiva a Igreja do Rosário e São Benedito que trás a história, fotos, imagens em madeira e objetos litúrgicos do século XVII e XVIII que foram usados em celebrações. A exposição conta também com recurso multimídia que vai exibir 22 imagens da Igreja do Rosário e São Benedito datada de 1880 a 1990.

Durante toda a programação também haverá a exibição de filmes e oficinas para grupos escolares e turísticos que participam da programação do agendamento.

Tantos as exposições e os eventos paralelos vão levar o visitante a conhecer um pouco do passado e da memória da cidade de Cuiabá, bem como suas Igrejas, o Seminário Nossa Senhora da Conceição e pessoas que por esses lugares passaram, assim resgatando essa história e tendo o diálogo do passado com o presente.

As exposições conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura através do contrato de gestão com a instituição gestora do museu.

Quando?: 04 a 11 de Novembro de 2013
Onde?: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Horários: 13h às 19h de segunda à sexta – feira.
Agendamentos Pelo Tel.: 65 3028-6285
E-mail: museuartesacramt@gmail.com


Comentários

Postar um comentário