Pular para o conteúdo principal

Projeto Intercâmbio Digital






O Pontão Ação Cultural em Rede promove o Projeto Intercâmbio Digital

O Pontão Ação Cultural em Rede que está instalado no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso vai executar uma das 5 etapas do projeto “Intercâmbio Digital” em Cuiabá, nos dias 14 e 15 de dezembro de 2012, e 04 e 05 de janeiro de 2013.


O projeto tem como objetivo levar as cinco cidades pólos de Mato Grosso conhecimentos na área da Cultura Digital com a realização de oficinas e workshops com intuito de capacitar artistas e agentes culturais dos pontos de cultura. A ação tem como meta que os participantes saiam dessas oficinas aptos a utilizarem programas de softwares livre, apoderem das mídias sociais e as possibilidades de criação de web rádio como instrumentos de divulgação dos seus trabalhos e produtos. O projeto vai de encontro a falta de iniciativas que contemple o ensino e a utilização das ferramentas digitais livres em instituições culturais em especial os pontos de cultura.
                                                                                
Dessa maneira, o Pontão, de posse de conhecimento e experiência na área, propõe a realização desse projeto, na medida em que se sugere a ser um observatório e atuar na formação, produção de conteúdo e com o patrimônio, a iniciativa se torna oportuna e necessária, entrando em sintonia com as demais ações que já vem sendo executadas.

Programação

Oficina de Software livre.
Façamos a provocação "Porque não ser livre?"
O mercado hoje tende a uma nova forma de pensar com uso de softwares para celulares, tablets, notebooks, reprodutores de áudio e vídeo entre outros. O mercado como um todo pede profissionais, que acima de tudo pensem de forma livre e principalmente colaborativa. O Linux é atualmente a menina de ouro do Governo Federal.  A política do Software livre nos transporta para uma nova forma de ver e viver o que antes era impossível, ou seja, trabalhar e pensar de forma colaborativa. Nesta oficina vamos desbravar os quatro pilares que movem este novo mundo: a política, as suas possibilidades, o mercado e aplicações que tem em nosso dia-a-dia.     
Ministrante: Luiz Anderson Camargo (monstrinho)
Dia: 04/01 e 05/01/2013
Local: Infocentro Museu de Arte Sacra.
Horário: das 9:00 às 12:00 horas.
Vagas: 16

Web Rádio
Com a popularização da internet e a convergência dos Meios de Comunicação convencionais, o rádio também não podia ficar de fora. O rádio na internet não tem nenhuma coisa nova, de hoje, mas vem se popularizando cada vez mais. Grandes emissoras de rádio AM/FM fazem transmissões on-line de suas programações. Outra vertente da rádio na internet é a produção independente, os chamados Podcast. Que são também programas radiofônicos, só que feitos em casa e ou de forma amadora.
Ministrante: Igor L. de Oliveira
Dia: 14/12/2012
Local: Infocentro Museu de Arte Sacra.
Horário: das 18:00 às 22:00 horas.
Vagas: 16

Oficina de Mídias Sociais
A oficina tem como objetivo abordar as principais mídias sociais, suas ferramentas e todas as possibilidades que elas trazem de divulgação e interação com os usuários das redes. A prática irá incluir criação e manutenção de perfis, uso das ferramentas e aplicativos de cada plataforma e integração entre elas. As redes trabalhadas serão: Facebook, Twitter, Flickr, Youtube e Blog. Além da prática, será também brevemente ministrado conteúdo que possibilitará o desenvolvimento de estratégias de ações individuais ou com o cotidiano e trabalho desenvolvido pelos participantes, para que posteriormente os mesmos decidam quais usar de acordo com as atividades e realidades de suas instituições.
Ministrante: Francisco Krauss (Chicó)
Dia: 15/12/2012
Local: Infocentro Museu de Arte Sacra.
Horário: das 14:00 às 18:00 horas.
Vagas: 16
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas nos seguinte links:

Web Rádio: 14/12/2012, das 18:00 às 22:00 horas.

https://docs.google.com/spreadsheet/embeddedform?formkey=dC1vQmpXM0ZvTW5BY3RDZHIxbk4wckE6MQ

Mídias Sociais: 15/12/2012, das 14:00 às 18:00 horas. 
https://docs.google.com/spreadsheet/embeddedform?formkey=dHhxNm9OOGZtUG5iaXNNX0tqX01Id1E6MQ

Software Livre: 04 e 05/01/2013, das 9:00 às 12:00 horas.


Informações:  (65) 8409-9631
                           (65) 3028-6285 / 3028-6286

Comentários