Pular para o conteúdo principal

Exposição setembro/outubro 2012

Confira a programação dos meses de setembro e outubro do MASMT que conta com duas exposições, cine debate e espetáculos teatrais




“O SENTIDO DO SAGRADO” COM OBRAS DA ARTISTA DELTIDES ROSA DE LIMA



Nesta exposição Deltides apresenta esculturas modeladas manualmente utilizando o auxílio de instrumentos de trabalho próprio para a escultura. Algumas são feitas com argilas industrializadas vermelhas, faianças e outras tonalidades, e outras peças são feitas com argilas da região colhidas “in loco” analisadas em laboratório quanto aos aspectos da granometria e plasticidade.

Esta exposição tem como objetivo apresentar um trabalho que possa transmitir um fascínio pela arte de modelar a argila, despertar o gosto e interesse pela arte da escultura e ressaltar a diferença da arte sacra da arte religiosa, entre algumas peças.

Data da exposição: Setembro/Outubro de 2012
Horários de Visitação: 13h às 18h.
Agendamentos Escolares ou grupos: De Segunda a Sexta-feira das 09h às 12h e das 13h às 17h.



“A ARTE E A FÉ NO CERRADO” COM OBRAS DA ARTISTA ELIETH GRIPP


Há mais de 25 anos no mundo das artes, Elieth Gripp trabalha com diversos materiais, entre eles, sucatas como latas de refrigerante, atum, ferragens, calotas de carro, restos de madeiras. “Utilizo o material que muitas vezes iria para o lixo para fazer os oratórios”, afirma. Na pintura, utiliza preferencialmente os temas regionais, ecológicos, a Chapada dos Guimarães, as festas juninas e religiosas, santos, manga e cajus. Para as obras expostas no Museu de Arte Sacra, Elieth Gripp traz a temática religiosa, na qual trabalha com imagens de santos em acrílico sobre tela e oratórios em diversas composições.

Ao longo do ano de 2012 o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso tem se preocupado com preservação do meio ambiente e buscando demonstrar sua ligação com a arte. Dentro desse conceito, as obras de EliethGripp mesclam elementos de religiosidade e fé, com características típicas do cerrado e com a consciência da preservação da natureza, através do reaproveitamento de materiais diversos.

Essa exposição tem como objetivo apresentar as múltiplas possibilidades da arte, quanto a capacidade de agregar elementos no processo de materialização de percepções, emoções e idéias humanas, e ainda exemplificar e estimular sua capacidade criativa .

Data da exposição: Setembro/Outubro de 2012
Horários de Visitação: 13h às 18h.
Agendamentos Escolares ou grupos: De Segunda a Sexta-feira das 09h às 12h e das 13h às 17h.



CINE DEBATE:“REVIRANDO A MEMÓRIA PARA CONTAR A HISTÓRIA”


O projeto prevê a apresentação do filme “Narradores de Javé” dirigido por Eliane Caffé. Este filme destaca a questão do patrimônio imaterial, etambém aborda diversos temas como, a formação cultural de um povo, heranças históricas, crenças, valores, oposição ente memória, história, verdade e invenção, a oralidade na construção científica.A ação é voltada para os estudantes e visa promover um diálogosobre a importância da memória oral e sua relação com a construção da História.


Sinopse
Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores é analfabeta, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.



Quantidade de pessoas por exibição: Até 40.
Data de inicio e término do projeto: 04/09 a 26/10 de 2012
Horários de Visitação: das 09h às 12h e das 13h às 17h.
Agendamentos Escolares ou grupos: DeSegunda a Sexta-feira das 09h às 12h e das 13h às 17h.



EXIBIÇÃO TEATRAL:ESPETÁCULO: “PEDRO!” DA CIA CENA ONZE


A peça 'Pedro!' terá sua estreia no dia 21, às 20h no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, em Cuiabá. A atração, encenada pelo Grupo Cena Onze, faz uma homenagem a Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia, cidade a 1.159 quilômetros de Cuiabá.

O espetáculo é inspirado na vida do bispo que prega o lema 'Nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar'. O texto da peça tem como fontes as obras de Casaldáliga: Sonetos Neobíblicos, Precisamente, Espiritualidade da Libertação, Murais da Libertação, Tierra, Pedro, Ameríndia, Morte e Vida e Orações da Caminhada. A peça conta ainda com a participação especial do Grupo de Capoeira Porto da Barra. A atração é dirigida por Paulo Fabio e Alessandra Barros com direção geral de Flávio Ferreira.

Há mais de 20 anos a Companhia Cena Onze de Teatro emociona o público com seus espetáculos. A peça “Pedro” mostra os momentos e textos do então bispo Dom Pedro Casaldáliga, de São Félix do Araguaia, que trouxe aos excluídos a liberdade e força para lutar contra a injustiça. Com o texto do próprio Pedro, a inspiração de sua vida trouxe ao palco como tributo a sua humanista obra cristã e solidária.

Todas as pesquisas sobre CASALDALIGA iniciaram-se em 2009, quando o diretor Flávio Ferreira esteve pessoalmente com ele em São Félix, ocasião em que se encantou com esse homem abençoado, que dedicou toda a sua vida lutando por justiça social.  Encontros com pessoas importantes, que conhecem os conflitos envolvendo índios, negros, peões e sem terras. Além dos laboratórios de vivências, assistimos vídeos; nossos atores e atrizes foram à exaustão em oficinas de dança, canto e instrumentais; tudo na busca do aperfeiçoamento do trabalho.

Com participações especiais do Grupo de Capoeira “Porto da Barra”. A coreografia das três raças trouxe ao corpo de dança um espetáculo a parte que marca com uma performance moderna os gritos dos negros, índios e brancos escravos torna o espetáculo mais acensão ao deslumbre dos textos de Casaldáliga.

A peça “Pedro” tem o patrócinio do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Mato Grosso, Conselho Estadual de Cultura, com apoio cultural do Colégio Master, ECO2 Neutralização, Grantur, Academia Jacarezinho, Big Lar, Entrevia de Teatro, Ótica Diniz, Universal Segurança, Prefeitura Municipal de Cuiabá, OAB MT, Livraria Janina, Allegro Studio de Artes, STETTCR, IDM Informática, Unimed Cuiabá, Museu de Arte Sacra e Gráfica Defanti.

ELENCO:
PEDRO CASALDALIGA: Paulo Fábio
NARRADOR: Otávio Augusto
ÍNDIOS(AS), NEGROS (AS) e SEM TERRAS: Maiara Giovanini, Genisis Almeida, Odinamar Borges, Cléia Gattass, Luna Maldonado, Anderson Nobre, Ronaldo José, Mariana Ferreira, Nelson Freitas, Tiago Taveira, Carlos Rassi, Edilaine , Wilton Prestes, Ívena Botelho,  Valdir Xavier, Meire Xavier, Edileuza , Joice Amaral, Andressa Oliveira, Milene Xavier, Mirele Xavier.    
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Índio Xavante Xisto.

TÉCNICA FICHA
TEXTOS: Pedro Casaldaliga
ADAPTAÇÃO: Paulo Fábio, Alessandra Barros e Flávio Ferreira
CONTRA REGRAS: Cena Onze
CRIAÇÃO DE CENÁRIO, FIGURINO e MAQUIAGEM: Cena Onze
CONFECÇÃO DE FIGURINO: Jane Klitzke
CONFECÇÃO DE CENÁRIO: Edson Jabur e Zé Dias
ILUMINAÇÃO e SONOPLASTIA: Bruno Pinheiro
DESIGNER GRÁFICO, ASSESSORIA e FOTOGRAFIAS: Marcondes Araújo
MÚSICOS: Paulo Fábio, José Roque, Cléia Gattass, Mestre Augusto, Wilker Cristian, Skorpion e Celebridade
ORIENTAÇÃO VOCAL: Maestrina Sônia Mazetto
COREOGRAFIA: Márcia Cambahuba
GRUPO DE CAPOEIRA “PORTO DA BARRA”: Mestre Augusto Amaral
PRODUÇÃO: Janaína Borges
DIREÇÃO: Paulo Fábio e Alessandra Barros
DIREÇÃO GERAL: Flávio Ferreira

SERVIÇO:
QUANDO: 21/09 a 04/11 (sextas e sábados)
LOCAL: IGREJA DO BOM DESPACHO
HORÁRIO: 20H (sextas) 19h (sábados)
INFORMAÇÕES: (65) 9627-5565 e 8113-2417


MUSEU DE ARTE SACRA

Horários de Visitação: 13h às 18h
Agendamentos Pelo Tel.: 65 3028-6285 / 3028-6286
 Agendamentos de Escolas: de Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h com Andrielly, Madalena ou Natália
Endereço: Avenida Clovis Hugney - Complexo N. Srª. da Conceição, n°: 239-B, Bairro: Dom Aquino - Cuiabá- MT.

Comentários

  1. O "Museu de Arte Sacra de MT" e'um excelente local para Expor nossos trabalhos de Arte.Muita visitacao! Adorei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário