Pular para o conteúdo principal

Programação Maio - Junho - 2012



EXPOSIÇÕES:
“ARTE DO REAPROVEITAMENTO DE MADEIRA” COM OBRAS DO ARTISTA OLÍMPIO BEZERRA 

 “MANDALA DA FÉ” COM OBRA DOS ARTISTAS - ENIZETE DE OLIVEIRA GOMES E BENETIDO ANTÔNIO GOMES DE SOUZA.





O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, dentro da proposta da 10° Semana Nacional do Museus que sugere o seguinte tema: "Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações", disponibilizará aos seus visitantes a exposição novas manifestações da arte religiosa popular através do conceito da sustentabilidade. Essa exposição contará com a participação dos artistas regionais – Enizete Gomes Mendes e   Olímpio Santos Bezerra - que utilizam na composição de suas obras materiais recicláveis. As peças serão expostas no corredor principal em bases e painéis de madeira. 
Título: Novas manifestações de Arte popular através do conceito da sustentabilidade.

Objetivo: Os museus, além de serem espaços de conservação e experimentação cultural, tem intrinsecamente ligado a sua função social de educação patrimonial o sentido da preservação. Essa exposição tem como objetivo ampliar o sentido de preservar a arte e cultura, que muitas vezes compreende apenas a importância de sua conservação, em instituições como museus, abrangendo a importância da preservação em todos os sentidos, incluindo os recursos naturais do planeta. A partir disso, o reaproveitamento de materiais que seriam descartados como lixo, contribuindo para a poluição, utilizados por artistas regionais na composição de suas peças é um exemplo de como a arte se manifesta diante dos novos desafios apresentados por esse mundo em transformação, demonstrando criatividade, responsabilidade social e ambiental, e muita inspiração.

EXPOSIÇÃO:  “MANDALAS DA FÉ” e “ARTE DO REAPROVEITAMENTO DE MADEIRA”.
Data de inicio: 08/05/2012 Data Fim: 09/06/2012
Horário: 9h às12h e das 13h às 17h

EXPOSIÇÃO: 
 NO CORAÇÃO DA AMERICA DO SUL

Reúne imagens de um trabalho do Fotógrafo Izan Petterle  que começou há mais de 15 anos, elas representam um testemunho do fotografo, que veio para Chapada dos Guimarães há exatos 30 anos, em busca de um lugar melhor para viver.

“Durante esse período muitas mudanças aconteceram aos 40 anos de idade, desisti de uma vida ligada ao meio rural e começou a trabalhar com fotografia documental”, explica Izan, que já teve seu trabalho reconhecido pela revista National Geographic Brasil. 
Depois de 10 anos de espera, foi publicado um ensaio, intitulado, “Esperando Buda”, a respeito de um universo metafísico que permeia a realidade da vida em Chapada dos Guimarães.

As fotografias que compõem essa exposição é uma homenagem ao povo chapadense, gente que povoou há vários séculos essa região, o resultado, captado por um olhar interessado em retratar camadas mais profundas de uma cultura, é uma alegoria a extraordinária diversidade ambiental, religiosa e cultural de uma sociedade.

Data de inicio: 08/05/2012 Data Fim: 09/06/2012

Horário: 9h às12h e das 13h às 17h
Saiba mais sobre Izan Petterle em http://www.izanpetterle.com

OFICINA LÚDICA

OFICINA DE RELICÁRIOS – Cada participante terá que trazer uma caixinha de fósforo (sem palitos), fitas coloridas e uma tesoura para poder confeccionar o seu guardar relíquias.
Materiais necessários:
- 1 Caixa de fósforo, 1 tesoura, Papeis e fitas coloridas (participante deverá trazer)
- Cola, imagens ilustrativas. ( museu)

Quantidade de aluno por oficina: 30 alunos 
Data de inicio: 08/05/2012 Data Fim: 09/06/2012
Horários: 9h às12h e das 13h às 17h
Faixa etária: 5 à 14 anos

CORTEJO MUSEOLÓGICO PELO CENTRO HISTÓRICO DE CUIABÁ
O cortejo será guiado pelo grupo de percussão, ciranda e maracatu Batuquenauá, o ponto de saída será o Museu de Arte Sacra, onde os alunos visitarão a exposição, e seguirão para o Museu Histórico de Mato Grosso finalizando o cortejo no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá.

Data: 17/05/2012 
Horário: 8h à 11h
Local: Auditório Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

CONFECÇÃO DE CAMISETA PARA O CORTEJO
Os participantes deverão trazer sua camiseta (nova ou usada) para personalizar com uma palavra ou frase de como enxerga, percebe e sente os museus.
A atividade será desenvolvida no Museu de Arte Sacra antes da saída do cortejo.

Data: 17/05/2012
Horário: 8h à 9h
Local: Pátio externo e Auditório Museu de Arte Sacra de Mato Grosso

CONCERTO MUSICAL NO MUSEU
 
É um circuito que acontecerá integrado entre 5 (cinco) museus da capital. O objetivo é proporcionar aos visitantes o acesso a música instrumental nos espaços museais.
O grupo Sarau Cuiabano que se apresentará no Museu de Arte Sacra, com um repertório que homenageia o índio brasileiro com canções como o Kikiô, Índia e Chalana, o rasqueado cuiabano, com composições como Tipos Populares, Furrundu e Quem bejô, bejô, além de composições nordestinas como Asa Branca e Mulher Rendeira.
Depois virão as canções da MPB comuns aos saraus da década de 50. Haverá ainda a declamação de poesias com os dizeres cuiabanos.
O grupo Sarau Cuiabano é composto pelos músicos Moisés Martins, Odilo, Rosângela, Maria Nila e Arthur. Ele propõe, através do repertório, o resgate da cultura eminentemente cuiabana.

Dia 17/05 (quinta-feira): MASMT – Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Grupo musical: Sarau Cuiabano
Horário: ás 19h
Local: Auditório

EXIBIÇÕES DE FILME E DEBATES – “PROJETO CINEMA: HISTÓRIAS, MEMÓRIAS E NARRATIVAS”
            
O projeto prevê a apresentação de filmes e debates, conversas que falam sobre a história do Cinema e o desenvolvimento da noção da linguagem cinematográfica como meio de expressão artística. As ações são endereçadas aos estudantes, pesquisadores e curiosos do cinema e enfatizará o contexto histórico e os movimentos estéticos, com a exibição de filmes para exemplificar cada tema. Os temas foram escolhidos procurando abranger o período das primeiras criações cinematográficas, com filmes do cinema mudo. Mostrando como o passado no cinema é desafiador, interessante e a memória cinematográfica pode nos fazer refletir sobre o mundo atual. O cinema é mudo, mas cheio de histórias, memórias e narrativas. As atividades são expositivas, com a exibição de filmes e debate sobre eles.

Faixa etária (a partir de 8 anos)
Datas: 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29, 31 de Maio.
Horário de atendimento: 14h às 17h
Programação das exibições:
a)    Dias 8 e 10/05 - A invenção do cinematógrafo; a escrita da luz, o realismo dos irmãos Lumière, a fantasia de Georges Méliés (exibição do filme “Viagem à lua”, de Méliès);
b)    Dias 15 e 17/05 - Chaplin e as trapalhadas no cinema mudo (exibição de curtas-metragens de Charles Chaplin);
c)    Dias 22 e 24/05 - Os primeiros filmes de ficção científica (exibição do filme “Metrópolis”, de Fritz Lang);
d)    Dias 29 e 31/05 -  As primeiras animações, com o cinema de Lotte Reiniger (exibição do filme “A Formiga e a Cigarra”)

Datas: 8, 10, 15, 17, 22, 24, 29, 31 de Maio
Data Fim: 31/05/2012
Horário de atendimento: 14h às 17h

CONTATOS

MUSEU DE ARTE SACRA

AGENDAMENTOS PELO TEL.: 65 3028-6285 begin_of_the_skype_highlighting            65 3028-6285      end_of_the_skype_highlighting / 6286
E-MAIL: museu@acaocultural.org ou museudeartesacramt@hotmail.com







Comentários