Pular para o conteúdo principal

Programação Março/Abril

 
Programação de Março/Abril



Catedral Basílica Bom Senhor Jesus de Cuiabá


Construída em 1722, inicialmente de pau-a-pique, a Igreja matriz de Cuiabá foi dedicado ao Senhor Bom Jesus. Com o pensamento modernizante vigente na década de 60, tomou-se a decisão de demoli-la, o que ocorreu em 25 de setembro de 1968. No lugar da antiga Igreja foi construído um templo novo, de concreto armado e foi inaugurada em 24 maio de 1973. Buscando reavivar a memória da antiga catedral, o MAS traz uma exposição de fotografias com imagens da fachada da antiga Igreja, desde a época colonial até 1958, e também imagens dos altares barrocos e neoclássico remanescentes da antiga Catedral. O processo de montagem, restauração e pesquisa estão sendo realizado no museu e em comemoração ao aniversário de Cuiabá,  mostraremos aos visitantes essa ação, suas imagem, a memória, e a história dos altares e retábulos que serão exposto no MAS após a conclusão dos trabalhos.

Data das exposições: De 13 a 27 de Abril de 2012.

Horários de Visitação: 13h às 18h.

   

Memória de Dom Aquino


 No dia 2 de abril de 1885, nascia em Cuiabá o homem que entraria para a história política, cultural e religiosa do Estado de Mato Grosso: Francisco de Aquino Corrêa. Ele foi o bispo mais novo do mundo, membro da Academia Brasileira de Letras e fundador da Academia Mato-grossense de Letras, além de ter sido eleito, aos 32 anos de idade, governador do Estado. Para comemorar o aniversário de Dom Aquino, o MAS fará a exposição das fotografias de Dom Francisco de Aquino Corrêa com personalidades das décadas de 30, 40 e 50, objetos pessoais, vestuários e peças que foram usadas por ele em celebrações litúrgicas.

Via Sacra Contemporânea

Via Crúcis (do latim Via Crucis, "caminho da cruz") é o trajeto seguido por Jesus Cristo carregando a cruz que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via Sacra consiste em que os fiéis percorram mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no final do tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

E para comemorar a Páscoa, feriado de grande simbologia cristã, o MAS disponibilizará ao público, a exposição da VIA SACRA CONTEMPORÂNEA, composta por 15 telas cuja curadoria é de Aline Figueiredo e que contou com a participação de cinco artistas regionais, Gervane de Paula, Benedito Nunes, Adir Sodré, Regina Pena e Jonas Barros, onde a Via Sacra ganhou uma roupagem mato-grossense e uma obra de intervenção urbana que nos muros de contenção do morro do Seminário.





Oficina: A arte de criar histórias com papel, dia 28 de março, horário: 08h-12h e 14h-18h.
Data das exposições: De 13 a 27 de Abril de 2012.

Horários de Visitação: 13h às 18h 

Endereço e contatos:
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
End. Praça do Seminário, Rua Clóvis Hugney, nº 239 2º Andar, bairro Dom Aquino,
Prédio Seminário N. Sra. da Conceição - Cuiabá – MT / Brasil CEP:78015-325

Horário de funcionamento:
Segunda a Sexta: das 8h às 12h ( Atendimento com agendamento)  / das 13 às 17h (livre para todos os públicos)
Obs.: Grupos acima de 15 pessoas é necessário agendamento.
Tel. 65 3028-6285 / 3028-6286
Site: museudeartesacramt.blogspot.com

Comentários