Pular para o conteúdo principal

OFICINA/PALESTRA INTERVENÇÕES CÊNICAS EM MUSEUS (com Adrienne Firmo)

(Clique na imagem para fazer sua inscrição)

A Associação Casa de Guimarães e o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MAS/MT) promovem, no dia 17 de Novembro, no auditório do MAS/MT, uma oficina/palestra de “Abordagem da arte da performance” em museus.




OFICINA/PALESTRA

Abordagem da arte da perfomance...”


EMENTA:

 A partir dos anos 1950 os vínculos entre arte e vida estreitam-se crescentemente, a arte passa a atuar em esferas mais próximas ao cotidiano, trazendo-o mesmo para seu interior e misturando-se a ele, até que o corpo do artista passe a funcionar como meio e suporte para o trabalho de arte, tornando a ação do artista mensagem estética por si mesma, numa orientação das artes na direção do invisível chegando-se, assim, às artes da performance. Partindo de breve panorama histórico, a palestra “Abordagem da arte da perfomance...” abordará a arte da performance, bem como observará seu parentesco com o teatro, a dança e o happening, considerando seu caráter transitório e as aproximações entre arte e vida proporcionadas por essa modalidade artística, para, finalmente, analisar sua função de mediadora em processos sociais por meio de sua atuação como arte revolucionária e conformadora do indivíduo e da sociedade


MINISTRANTE

Adrienne Firmo: Graduada em Filosofia pela USP, mestre em Estética e História da Arte, pelo Museu de Arte Contemporânea da USP, no qual defendeu, em 2010, a dissertação "Performance: desafios à formação de acervo museal". É pesquisadora do Projeto Leonilson, desde 2004, e pesquisadora independente em museus e instituições voltadas às artes visuais. Atualmente dedica-se aos estudos dos fundamentos da crítica de arte contemporânea.


Link para a dissertação de mestrado no blog da Pinacoteca do Estado de São Paulo: http://www.blogpinacoteca.com.br/category/textos/

Dias: 17 de Novembro de 2011.

Horários: 19h 30 às 21h30

Carga horaria: 2h

Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – Auditório

End.: Praça do Seminário Nº 239 2º piso, prédio Seminário N. Sra. da Conceição Bairro Dom Aquino/ Ponto de referencia: ao lado da Igreja N. Sra. do Bom Despacho, próximo a Santa Casa de misericórdia.

Informações: (65) 3028-6285 / 3028-6286

Taxa de Inscrição: Kit de Limpeza

Comentários

Postar um comentário