Pular para o conteúdo principal

OFICINA DE PLANO MUSEOLOGICO


 

Sobre::..

IMPLANTAÇÃO, GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS MUSEUS.
Conceitos de museu e museologia. Conceitos de projeto, programa e plano museológico. O plano como trabalho coletivo: importância, vantagens e limites. Metodologia para elaboração e implantação do plano museológico. Identificação da missão institucional: finalidades, valores, metas e funções. Identificação de públicos e parceiros. Critérios para avaliação do plano museológico. O diálogo entre o plano museológico e a Política Nacional de Museus. Legislação e documentos institucionais: ata de fundação, decreto de criação, estatuto e regimento interno. Códigos de ética do Conselho Internacional de Museus e do Conselho Federal de Museologia.



Facilitador::..

Valdemar de Assis Lima: Poeta, Museólogo e Arte Educador. Bacharel em Museologia (com habilitação em Museus de Arte e Museus de História) pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e pós-graduado em Arte Educação pela Escola de Belas Artes da UFBA. Participou da 10ª Comissão de Avaliação e Seleção para o edital de Apoio e Modernização de Museus do fundo Estadual de Cultura do Tocantins, em Palmas – TO; Coordenou o Núcleo de Arte e Educação da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural-BA; Atualmente é Técnico em assuntos culturais / Museólogo do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus – Ibram


Serviço::..

Dias: 9, 10 e 11 de Novembro de 2011.
Horários: Manhã - 8h às 12h e Tarde - 14h às 18h
Carga horaria: 24h
Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – Auditório
End.: Praça do Seminário Nº 239 2º piso, prédio Seminário N. Sra. da Conceição Bairro Dom Aquino/ Ponto de referencia: ao lado da Igreja N. Sra. do Bom Despacho, próximo a Santa Casa de misericórdia.


Informações: (65) 3028-6285
Taxa de Inscrição: R$15,00

Comentários