quinta-feira, 19 de maio de 2011

Museu de Arte Sacra sedia II Fórum do Sistema Estadual de Museus

De 16 a 22 de maio acontece a 9ª Semana de Museus. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura) em parceria com os museus brasileiros para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). Cuiabá não ficou de fora e os museus da capital têm realizado programações especiais em comemoração a essa data.


Além de exposições, palestras e oficinas, também acontecerá em meio à programação o II Fórum do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso - SEM/MT. O Fórum será realizado no Museu de Arte Sacra, no dia 20, às 14h e contará com a participação de representantes dos museus e profissionais do segmento. O Fórum terá a presença do Secretário de Estado de Cultura, João Malheiros, que fará a fala de abertura, Maria Antulia Leventi, Coordenadora do Patrimônio Histórico da SEC e Cláudio Conte, superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (IPHAN)

O objetivo do Sistema Estadual de Museus é sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o estado. O Sistema Estadual de Museus SEM-MT foi criado através do Decreto nº959/2007, de 05.12.2007. Sua constituição foi para articular e mapear os museus existentes ou em fase de implantação no Estado, a fim de promover a integração entre instituições e a troca de informações entre os profissionais de museus. Além de promover ações que possibilitam a inclusão dos cidadãos nos espaços museais, dentro de uma nova perspectiva, mais moderna de utilização dos Museus, sistemáticas que favorecem a revitalização dos museus existentes e a criação e implantação de novos espaços.

Porém, mais que realizar atividades em comemoração a 9ª Semana de Museus, o setor não vê momento mais oportuno para a discussão e debate que durante esta programação. Cuiabá será uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014, e assim como os demais setores, os Museus precisam se articular e preparar para este evento. 

A capital receberá turistas de várias partes do país e do mundo, sendo os museus guardiões da história, memória e cartões-postais das cidades, portanto precisam estar preparados para receber esse público. Ainda, a importância em articular o segmento museal não reside apenas na Copa de 2014, e sim no potencial que esse espaço representa para a sociedade como um todo. É preciso repensar o conceito de museu e as possibilidades cognitivas do espaço museal, buscando aproximar os museus da população e de outras instituições, como as escolas e universidades, por exemplo.

Para o II Fórum a pauta é debater a política para os museus do estado, apresentar as ações desenvolvidas pelo SEM, os encaminhamentos da última reunião que aconteceu na Secretaria de Estado de Cultura, estratégias para a articulação dos museus para a Copa de 2014 e deliberar os direcionamentos que deverão ser entregues a AGECOPA, discutir a respeito de um espaço para o setor debater sobre museus na Assembléia Legislativa e definir o cronograma das ações para o segundo semestre de 2011. Por último, será ministrado a Oficina " O Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso - SEM/MT", além de definir o museu que irá sediar o III Fórum. 


  
Evento: II Fórum do Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso - SEM/MT

Quando: 20/05 – 14 às 18h
Onde: Museu de Arte Sacra de MT - Praça do Seminário, Prédio do Seminário da Conceição, 310. Dom Aquino. Cuiabá-MT.
Quanto: Gratuito
Informações ao público: 3028-6285

Inscrições aqui
Oficina: O Sistema Estadual de Museus de Mato Grosso - SEM/MT
Ministrante: Maria Antulia Leventi, Coordenadora do Patrimônio Histórico da SEC
21/05 - 9h às 12h

Nenhum comentário:

Postar um comentário