Pular para o conteúdo principal

Dom Aquino na Semana Nacional dos Museus

Objetos pessoais, fotos e livros escritos pelo Arcebispo fazem parte da exposição no Museu de Arte Sacra, que este ano também integra Semana Nacional dos Museus



Conhecer a nova exposição sobre o Arcebispo Dom Aquino, no Museu de Arte Sacra, é uma imersão histórica em Mato Grosso: bispo mais jovem do mundo, primeiro mato-grossense a entrar na Academia Brasileira de Letras e governador do estado são apenas alguns títulos que mostram a importância e influência que ele teve em diversas áreas de conhecimento.


Nascido em 1885, o ainda Francisco de Aquino Correa começou seus estudos no Colégio São Sebastião, em Cuiabá, e logo foi para o Seminário da Conceição, onde morou por 30 anos. O local, hoje Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, abriga o acervo pessoal e eclesiástico do Arcebispo e atualmente conta com a exposição “Dom Aquino”, dividida em três partes. Primeiro, a parte pessoal, com objetos como tinteiro, escova dental e caneca, a parte eclesiástica, com seus paramentos religiosos e, por último, a parte literária de Dom Aquino, com livros em prosa e também poemas escritos por ele.

A trajetória do Arcebispo também pode ser conferida visualmente durante toda a exposição em 18 fotos de diversas ocasiões, como o curso de Filosofia que fez em Roma, momentos com seus familiares, amigos, seminaristas e personalidades da política, como Marechal Rondon, o na época Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, dentro outros.

Além de comemorar o nascimento do Arcebispo (2 de abril), a exposição “Dom Aquino” faz parte da Semana Nacional de Museus, evento realizado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18.05).  Com o tema “Museus e Harmonia Social”, o objetivo do Ibram é integrar os museus brasileiros e intensificar sua relação com a sociedade.

A participação do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso nesse evento de caráter nacional é importante para mostrar a relevância social, cultural e histórica do Arcebispo e do Museu de Arte Sacra. “Dom Aquino teve atuação importante dentro da política, literatura e religião. Portanto, estarmos inseridos na programação da Semana Nacional dos Museus vem ao encontro de mostrarmos a vida desse importante ícone mato-grossense. Além do mais, a localização do Museu, onde Dom Aquino morou por 3 décadas, dá um caráter ainda mais importante e especial a exposição”, afirma Viviene Lozi gestora do MASMT.

A exposição “Dom Aquino” vai até o dia 29 de maio (29/05) e os visitantes podem interagir com a exposição deixando seus recados e poemas no painel de entrada da exposição. O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está localizado na Praça do Seminário, número 239, ao lado da Igreja Bom Despacho, em frente a Santa Casa de Misericórdia.  Aberto ao público de terça a sábado, das 13h às 18h, a entrada é gratuita e conta com visita guiada.


Confira e se programe para a Semana Nacional de Museus do MASMT

18/05/2010 a 22/05/2010 – 13h às 18h

Exposição de imagens do século XVII e XIX

18/05/2010 a 22/05/2010 – 13h às 18h

Exposição de poemas sacros, objetos pessoais, livros e fotos de Dom Aquino Correa

18/05/2010 a 21/05/2010 – 15h30 às 17h

Concurso de poemas sacros relacionados ao tema: Museus para harmonia social. Premiação: um netbook

Para agendamento escolar e mais informações: (65) 3028-6285/6286

Comentários