Pular para o conteúdo principal

Ação Cultural convida para a a cerimônia de Entrega da Obra “Via Sacra Contemporânea: Arte nos Muros do Museu de Arte Sacra”

convite de entrega da obra



Via Sacra Contemporânea é entregue aos mato-grossenses

A intervenção urbana realizada no muro do entorno do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso MASMT será entregue a população nesta quinta-feira, 10/06.



Fruto do edital Arte e Patrimônio 2009, uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por meio do Paço Imperial, com patrocínio da Petrobras e ainda integrado ao Brasil Arte Contemporânea, do Ministério da Cultura, o projeto “Via Sacra Contemporânea: arte nos Muros do Museu de Arte Sacra” foi o único de Mato Grosso contemplado, em um total de 209 instituições participantes de 21 estados brasileiros, onde concorreu a 10 vagas.

O início de tudo foi a aprovação, agora, após seis meses, entre exposição das obras e execução da pintura no muro, culminou na intervenção urbana permanente Via Sacra Contemporânea, realizada no muro do entorno do MASMT, que aos poucos foi ganhando uma nova paisagem, colorindo o cinza do concreto, que anteriormente ocupava o local.

O projeto consistiu em reproduzir a Via Sacra nos muros externos do complexo arquitetônico do Seminário da Conceição usando arte contemporânea. Os atos, que são 15, foram pintados por Adir Sodré, Benedito Nunes, Gervane de Paula, Jonas Barros e Regina Penna, que ficaram responsáveis por três atos cada. Após a produção das 15 telas um designer gráfico uniu os trabalhos em uma obra única, que foi reproduzida em grande escala no muro do complexo.

A iniciativa foi desenvolvida em duas etapas. Inicialmente, o projeto foi conhecido através da realização de uma exposição, com as 15 obras produzidas pelos cinco artistas e a apresentação da proposta da obra única, a “16ª tela”. A exposição foi apenas a primeira parte do projeto “Via Sacra Contemporânea”, que teve em seu segundo momento a reprodução de 10 das 15 telas no muro de entorno do MAS. O designer Augusto Figliaggi foi o responsável por unir de forma harmoniosa as telas que foram para o muro, sob o olhar da curadora do projeto, a crítica de arte Aline Figueiredo, já o artista Luzinan Alves Oliveira foi o responsável pela pintura no muro.

Para a coordenadora da Ação Cultural, proponente do “Via Sacra Contemporânea”, Viviene Lozi, a escolha do projeto, além de reavivar um muro que está em pleno centro histórico de Cuiabá e próximo da Santa Casa de Misericórdia, uma construção de 1817, Palácio Episcopal 1942, Igreja N. Sra. do Bom Despacho de 1918 e do Seminário Nossa Senhora da Conceição, atualmente Museu de Arte Sacra, uma edificação de 1858, a obra está em um lugar oportuno, próxima a história da cultura religiosa do Estado. Um presente aos mato-grossenses, pensada e planejada para ser um conjunto mais expressivo e significativo de intervenção urbana, que reúne cinco artistas com técnicas e olhares diferenciados sobre a temática, uma curadoria que melhor lê e interpreta de forma brilhante o universo das artes plásticas brasileiras e na parte de reprodução, fiel às obras, reúne um domínio de técnicas, material e dimensão por parte de Luzinan Alves, além da equipe de bastidores que desenvolveu a produção, comunicação e o designer de forma competente.

“Um dos principais pontos do edital Arte e Patrimônio era exatamente contemplar projetos que propunham obras, ações artísticas ou reflexões estéticas contemporâneas para dentro e no entorno de museus. Dessa forma, acredito que a releitura da Via Sacra, uma parte de nossa história conhecida e reconhecida por cristãos e até mesmo não cristãos, é um grande presente para Cidade. As intervenções urbanas têm esse poder de mexer, indagar e transformar a paisagem urbana e acredito que o projeto realmente cumpriu com o caráter reflexivo que a arte possibilita”, reflete.

Serviço

O que: Entrega da Obra “Via Sacra Contemporânea: Arte nos Muros do Museu de Arte Sacra”

Quando: 10/06/2010

Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT)

Horário: 8h:30

Mais informações: 3028-6285

Comentários